A exploração dos oceanos acaba sendo de fundamental importância para o planeta como um todo. Afinal de contas, a Terra é composta, na sua grande maioria, por água, sendo que as profundezas ainda guardam muitos mistérios e recursos importantes para a manutenção da vida. E um destes profissionais que estão sempre explorando as águas profundas é o chamado Oceanógrafo.
Portanto, os profissionais que se formam e que atuam na oceanografia acabam se tornando fundamentais para a exploração do mar. Mas eles também precisam pensar nas questões diretamente relacionadas com a biodiversidade. Ou seja, o oceanógrafo não é um simples explorador, como muitos pensam. Eles sempre vão pensar em formas de retirar os recursos das águas, mas causando o menor impacto possível.
Para se transformar em um explorador das águas, é preciso ter uma grande quantidade de conhecimentos sobre diversos aspectos da nossa sociedade. Não apenas em relação ao oceano propriamente dito, mas também em relação aos ecossistemas, já que tudo o que acontece na água acaba refletindo no planeta, e vice-versa.
Nem todo o trabalho desenvolvido pelo oceanógrafo acaba sendo dentro da água. Muitas atividades são desenvolvidas em terra firma, sendo que estes profissionais acabam sendo diretamente responsáveis pelo processo de desenvolvimento das mais variadas tecnologias que permitem a exploração dos oceanos.
Dentre os conhecimentos que precisam ser trabalhados pelos profissionais que trabalham com oceanografia estão físicas, química, biologia e também geologia. Todos estes assuntos acabam sendo apresentados, de alguma forma, ao longo do curso de formação.
Opções de trabalho e mercado
Hoje em dia, no Brasil, o mercado para os oceanógrafos está em alta. Um dos principais motivos é o aumento dos investimentos e também da exploração do petróleo, que foi observado especialmente depois do ano de 2008, com a descoberta do pré-sal. Com isso, diversas cidades que estão no litoral acabaram abrindo concursos para contratação deste tipo de profissional.
Além disso, os profissionais desta área também podem trabalhar nas universidades e outras instituições que realizam pesquisas nas questões dos oceanos. As pesquisas acabam sendo muito importantes, até mesmo para subsidiar as inovações e os descobrimentos que vão ajudar na exploração da indústria do petróleo.
Remuneração
Os vencimentos iniciais médios que podem ser encontrados para os oceanógrafos na sua fase inicial giram em torno dos R$ 2,1 mil, mas os vencimentos variam de região para região.
Formação
O curdo de bacharelado em oceanografia tem duração média de10 semestres.