Esse médico atua em laboratórios e é responsável por laudos finais de diferentes tipos de exame, cuja margem de erro deve ser mínima.
A Patologia é a especialidade médica que busca determinar as causas das doenças e descrever as mudanças estruturais e funcionais que elas provocam no organismo humano. O patologista passa grande parte de seu tempo em laboratórios e realiza exames em pacientes que lhe são encaminhados pelos médicos clínicos.
Pode atuar em análises clínicas, área em que supervisiona o trabalho de outros profissionais, como o laboratorista clínico, que coleta e prepara o material para que o patologista examine. Ele assina os laudos finais, que auxiliam os médicos de várias especialidades a tratar seus pacientes. Na anatomia patológica, faz exames como biópsias, em que analisa partes de órgãos humanos retirados por cirurgia para determinar as doenças que os afetam. A cultura de microrganismos em laboratório também é coordenada por esse especialista, que detecta, assim, agentes infecciosos que invadem células e tecidos.
O trabalho é muito meticuloso, pois é determinante no veredicto final sobre o estado dos pacientes e, consequentemente, em toda a linha de tratamento a ser seguida.
No país, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica é responsável pela certificação deste médico. Para receber desta instituição o Título de Especialista em Patologia Clínica, o profissional precisa ter como pré-requisitos a graduação em Medicina e residência médica na área de Patologia. Depois, deve submeter a um exame.
Mercado
Estável. O mercado de trabalho desse profissional são os pequenos, médios e grandes laboratórios, além de hospitais, em qualquer região do país.
Opções de trabalho
• Trabalhar em laboratórios clínicos particulares.
• Atuar em laboratórios de hospitais, clínicas e universidades.
• Lecionar em faculdades e universidades.
Remuneração
Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).
Formação
12 semestres de Medicina + 3 anos de residência em Patologia Clínica ou Anatomia Patológica.
Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.
Residência em Patologia Clínica: Hospital de Base do Distrito Federal-Brasília/DF; Unesp-Botucatu/SP, Unifesp-São Paulo/SP; em Anatomia Patológica: HE-FM IT-Itajubá/MG; Hospital das Clínicas-Recife/PE; Hospital Universitário Evangélico de Curitiba-Curitiba/PR; HUCFF-Rio de Janeiro/RJ; Unifesp-São Paulo/SP.