A adolescência é uma idade muito emocionante na vida de uma pessoa. Além de crescer, como na infância, o corpo transforma-se e a criança se converte em um ser adulto.
A adolescência é uma etapa da vida que coincide, em parte, com a puberdade, mas inclui não apenas a maturação sexual como também a maturação psicológica e emocional. Durante esse período, os adolescentes apresentam mudanças de comportamento. Algumas delas são influenciadas pelas alterações que ocorrem no corpo. Às vezes não se sentem confortáveis com seu próprio aspecto, especialmente ao se comparar com outros companheiros e companheiras. Por outro lado, os adolescentes começam a se afastar de seus pais e questionam muito seus valores. Têm comportamentos rebeldes em relação à obediência que apresentavam quando eram crianças.
No início da adolescência, o grupo de amigos é formado principalmente por pessoas do mesmo sexo; à medida que a adolescência avança, os grupos passam a ser mistos. Os adolescentes tendem a formar grupos nos quais a roupa, a música e as diversões convertem-se em sinais de identidade. Os rapazes e as garotas começam a se relacionar sentimentalmente e estabelecem relações que podem ser passageiras.
É frequente que os adolescentes tenham uma certa sensação de invulnerabilidade: a noção de que certas coisas não podem ocorrer com eles. Isso, junto a um desejo de experimentar novas sensações e de receber a aprovação do grupo de iguais, às vezes os conduz a situações que podem desembocar em acidentes de trânsito, gravidez não planejada, consumo de drogas etc.
Por: Paulo Magno da Costa Torres