O relatório tem caráter expositivo e apresenta, de forma ordenada, uma série de dados, fatos e conclusões acerca de uma pessoa ou assunto. Pode-se elaborar um relatório, por exemplo, sobre o sistema de trabalho de uma empresa ou a qualidade de um produto.
Características do relatório
Normalmente, o relatório é feito como resposta à solicitação de uma pessoa, de uma empresa ou de uma instituição, que pede o texto para avaliar o resultado de um projeto anterior ou com o objetivo de iniciar uma ação.
Nesse tipo de documento, a finalidade predominante é informativa, somada à valorização dos dados e propostas de atuação que permitem tomar as decisões mais adequadas. Por esse motivo, o relatório deve ser redigido com linguagem clara, precisa e objetiva diante dos dados, das análises comparativas e de possíveis repercussões dos estudos realizados.
É muito frequente a divulgação de relatórios sobre temas políticos, sociais ou econômicos nos meios de comunicação escritos, tanto nos jornais diários como na imprensa especializada.
Como fazer um relatório
Para elaborar um relatório, é necessário seguir uma série de passos:
- Preparar um roteiro que contenha de forma ordenada os pontos a serem tratados e os blocos em que eles serão organizados.
- Reunir informação sobre a pessoa ou o assunto do relatório. A informação pode ser obtida por meio de consulta a livros ou a outros documentos, ou por meio de uma investigação “sobre o contexto”, podendo incluir pesquisas e entrevistas.
- Selecionar e organizar a informação obtida, de acordo com o seguinte esquema:
- Uma introdução que apresente o objeto do relatório. Exemplo:
- O conteúdo do relatório, no qual se expõem os resultados da investigação. Exemplo:
– Visita ao Museu da Cidade. — Excursão ao Jardim Zoológico.
Em outubro foi organizada uma visita ao Palácio do Governo. O objetivo da visita era…
- Um parágrafo de conclusões, no qual o autor expressa sua opinião ou faz alguma recomendação. Exemplo:
- Redigir o texto com clareza e concisão, de maneira objetiva, sem incluir opiniões pessoais.
O relatório ontem e hoje
No século XVIII, a prosa didática teve especial relevância, já que o relatório foi um dos meios mais utilizados pelas pessoas cultas, como membros do clero e livres-pensadores.
Esses documentos eram utilizados para prestar contas a superiores de organizações hierárquicas, como a Igreja, bem como para defender ideias que em geral propunham reformas políticas, sociais e econômicas.
Nos dias de hoje, os relatórios também são apresentados em congressos e encontros, por organizações internacionais e governos, para discutir questões relevantes de interesse geral. Esse tipo de relatório, baseado em pesquisas científicas, costuma apresentar gráficos e um grande número de dados estatísticos para comprovar seu conteúdo.
Por: Paulo Magno da Costa Torres
Veja também:
- Como fazer uma ata
- Como fazer um certificado
- Como fazer um currículo
- Como fazer uma declaração
- Como fazer um requerimento