Na administração, para estudarmos o ambiente externo de uma empresa, conhecido também como macroambiente, podemos utilizar as cinco forças de Porter. Mas para esse tipo de análise existe uma excelente ferramenta chamada análise PEST. Entenda mais sobre esse método:
Para manter suas estratégias em ordem e não sofrer com os fatores ambientais é importante fazer a PEST. Ela analisa o ambiente político, ambiente econômico, ambiente sóciodemográfico e o ambiente da tecnologia, por conta disso ela é chamada de PEST. Esta análise funciona buscando oportunidades e ameaças para a empresa de acordo com cada tema mostrado acima.
O Ambiente Político, deve ser analisado de acordo com suas leis e regulamentos empregados nos impostos do governo onde a empresa está localizada como política fiscal, direito do trabalho, direito ambiental, restrição comercial, taxas e estabilidade política. Esse ambiente deve ser muito bem estudado antes da empresa efetuar a entrada em um novo mercado.
O Ambiente Econômico deve ser muito bem estudado, pois em tempos de crise essa com certeza é a área que mais pode afetar o desempenho da empresa. Em locais com a economia em desenvolvimento acelerado são propícios a gerar clientes com poder aquisitivo melhor, por isso devem ser consideradas as taxas de juros, política monetária, política cambial, dívidas e despesas do governo, inflação, taxa de câmbio e taxa de desemprego.
O Ambiente Sociodemográfico mostra atitudes culturais e costumes de uma sociedade. Apesar de não parecer, eles podem afetar demais a forma que um consumidor age. Então após a realização do estudo desse ambiente a empresa tem que se adequar a esses costumes como idade, escolaridade, moda, hábitos de compra, religião e grau de influência da televisão e meios de comunicação.
O Ambiente Tecnológico deve ser avaliado pois muitos serviços necessitam de uma tecnologia exclusiva de acordo com o seguimento da empresa. Novos materiais, tecnologia empregada no país de localização da empresa, custos de transferência de tecnologias e outros fatores devem ser levados em conta.
Para que a análise seja empregada corretamente o impacto de cada um desses fatores deve ser analisada com atenção e de forma completa. A empresa só estará totalmente pronta para encarrar as ameaças futuras quando os fatores do passado e presente estiverem previamente estudados para que o futuro não seja incerto e venha a prejudicar a organização, afinal o ambiente externo exerce uma força muito grande.
É importante lembrar que cada tipo de empresa é afetada de acordo com a área de trabalho que segue. Como esses ambientes não são estáticos e estão sempre em constante mudança a análise é considerada tão importante. É fundamental uma discussão para verificar quais são os ambientes que mais afetam a empresa para tornar esse recurso mais eficiente.
Por: Rafael Queiroz