Desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992, o Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, muito utilizado na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura. A metodologia foi escolhida pela revista Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
O Balanced Scorecard é um plano de comunicação que facilita o alinhamento entre a empresa e seus colaboradores, executivos corporativos e possíveis conselheiros. Fornecendo uma estratégia detalhada, facilitando a comunicação entre os setores. Com todos os profissionais alinhados as metas são mais fáceis de serem estabelecidas com o devido feedback dos envolvidos.
A metodologia tem como princípio as melhorias não incrementais em áreas críticas, tais como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados, utilizando de passos como definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.
Para implementar o Balanced Scorecard deve-se seguir os passos retratados na imagem abaixo:
Traduzindo a visão – Etapa onde se procurar construir uma comunicação entre todos os níveis da empresa, dos mais altos aos mais baixos, para traçar as estratégias de organizações. Como resultado desse processo deve-se obter o desenho dos mapas estratégicos (os BSCs), para adicionar uma dinâmica tendo traçado com clareza o foco para o negócio e o tempo necessário.
Comunicação e Ligação – Nesta etapa todos os níveis da empresa, sejam verticais ou horizontais são comunicados sobre a estratégia definida, para que assim possa se identificar processos-chaves para a o desenvolvimentos das medidas necessárias.
Planejamento do negócio – A etapa onde se decide onde serão alocado os recursos e onde são definidas as prioridades para que as metas sejam cumpridas. Neste processo deve-se evitar que haja complacência ou algo que possa inviabilizar as mudanças necessárias para o desenvolvimento da empresa.
Feedback – Tem como objetivo avaliar a capacidade de aprendizado dos novos métodos adotados, fazendo desse um processo continuo e constante para que todos dentro da organização possam levantas os pontos positivos e negativos dos novos métodos.
Todo setor de comunicação interno da empresa deve ser utilizado durante o processo de implementação do Balanced Scorecard, para levar a toda força de trabalho as mudanças que devem ser implementadas. A comunicação pode ser disseminada através da intranet da empresa, e-mails, palestras e etc, transmitindo a nova mensagem quase que diariamente, para que fique claro a compreensão das mudanças e das metas estabelecidas.
O principal objetivo ao se aplicar o Balanced Scorecard é alcançar o alinhamento estratégico entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais exercidas pela mesma. Colocando sempre as suas missões em objetivos e medidas, sempre organizados com indicadores para informar aos funcionários os atuais sucessos e as previsões para o futuro.
Em suma o Balanced Scorecard é um instrumento que apresenta a estratégia da empresa através de um mapa, onde são alinhados os objetivos e as medidas de desempenho, expondo assim os objetivos e iniciativas à serem tomadas, fornecendo a empresa uma ampla e abrangente visão de desempenho.
Por: Rafael Queiroz