As técnicas dos profissionais em administração de empresas estão sendo mais aprimoradas a cada dia, antes eram como um luxo das grandes empresas que as utilizavam, hoje é comum ver toda e qualquer empresa utilizando os artifícios criados para o controle dos produtos, funcionários e finanças. Entre esses artifícios está a BOM que significa Bill of Material, ou Lista de Materiais, que nada mais é que uma estrutura de listagem de produtos.
Na Bill of Material os produtos são listados por seus componentes, todos os componentes de sua montagem e submontagem são inclusos na hora de fazer a lista. Esse tipo de listagem faz a conexão entre o produto e seus componentes, aumentando assim a produtividade e organização. Embora não seja a função da BOM, ela pode ser utilizada como um manual de trabalho e para fins diversos, como engenharia de produto, precificação, compras, manutenção, entre outros. As empresas parceiras também podem utilizar a lista para desenvolver os produtos e matéria prima necessária.
De acordo com os objetivos de aplicação a BOM se divide em alguns tipos diferentes. As listas de materiais podem ser bastante variáveis, no nível básico/ simples a BOM possui dois níveis, um para a montagem do produto e outro para o produto finalizado. Outro tipo é a BOM Padrão, que é o modelo mais comumente utilizado e classifica componentes intermediários, facilitando a administração do estoque e da montagem.
Outros tipos de lista são a genérica, de manufatura, modular e de informação. Cada uma delas tem um método especifico de uso e são utilizadas quando os produtos possuem muitas opções de montagem ou combinações possíveis. Por isso é necessário o estudo de cada caso para saber qual Bill of Material se enquadra melhor para a necessidade da empresa.
Algumas informações devem estar obrigatoriamente contidas em qualquer tipo de Lista de Materiais, pois elas serão fundamentais para a organização.
– Todo produto deve ser descrito de forma numérica;
– Cada item deve ter um número próprio;
– Descrição clara e simples dos produtos (para diferenciar os similares);
– Descrição da quantidade de item necessárias para montagem do produto;
– Descrição de peso e tamanho do item;
– Descrição do ciclo de vida do produto (produção, desenvolvimento e pronto).
A Bill of Material – BOM contribui para a organização da empresa, integra os setores e a troca de informações entre eles. Ela vai ajudar a empresa a estruturar o futuro, criar novos produtos e controlar a necessidade do consumidor, normalmente a empresa que não utiliza o BOM, passa por um período difícil na hora do crescimento da clientela e por mais que o administrador ainda não use essa ferramenta ela será necessária no futuro.
Por: Rafael Queiroz