Você tem um bom networking?
Se sua resposta à pergunta é “não” ou então se você nem sabe o que é um networking, é melhor ler com bastante atenção esta matéria. Sua vida profissional está em jogo.
Network ou networking nada mais é do que uma ação de marketing pessoal por meio da qual cultivamos bons contatos profissionais. Note que não basta ter os contatos; é preciso mantê-los.
Pesquisas indicam que, em média, 60% dos profissionais conquistaram seu último emprego por meio do networking. Ou seja, foram indicadas à vaga por alguém que conheciam. Por isso, é tão importante você construir sua rede de relacionamentos.
Primeiros passos para ter um bom networking
Se você ainda não começou a fazer seu networking, saiba que nunca é tarde para começar.
1. Comunique-se – se não falar com as pessoas, ficará difícil relacionar-se com elas. Converse
com todos ao seu redor, desde o porteiro do prédio até o diretor da empresa. Ser gentil e cordial
também é uma forma de divulgar sua personalidade.
2. Leia bastante – esteja informado sobre os acontecimentos recentes em todas as áreas. Isso amplia o seu leque de assuntos e faz com que você possa participar de qualquer conversa, expondo suas opiniões.
3. Fale sobre você – aproveite os momentos de relacionamento para dar informações sobre você. Diga o que faz, em que se formou, quais são suas pretensões profissionais, etc. Isso fará com que as pessoas estabeleçam o seu perfil.
4. Entenda que o mundo dá voltas – nunca despreze um contato, por menor que seja. Quem está sob seu comando hoje poderá ser seu chefe amanhã. Por isso, trate todos com simpatia e educação.
5. Nunca fale mal dos seus concorrentes – afinal, eles podem querer contratá-lo. Mas se souberem que você já falou “poucas e boas” a respeito da empresa, certamente não o trarão para trabalhar nela.
6. Seja um bom profissional – procure se destacar em tudo o que fizer. Isso aumentará as suas chances de crescer profissionalmente na empresa.
7. Apareça – como vão indicar você para uma vaga ou serviço se não sabem onde encontrá-lo? Mantenha as pessoas informadas e atualizadas sobre seus contatos. E não deixe de cumprimentá-las em datas importantes, como aniversário, Páscoa ou Natal.
Por: Patrícia Leandro