A história do SEBRAE começa realmente bem antes do nascimento dessa Instituição com a marca que conhecemos atualmente. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país.
Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Para que consiga garantir atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Se você possui uma empresa, o Sebrae pode ajudá-lo de várias formas. Os técnicos do Sebrae prestam assessoria na área gerencial, dando valiosas orientações. O Sebrae, por meio de uma série de cursos, dão um grande incentivo e ajuda para que os empresários se capacitem.
Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae atua em: educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso à tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros.
O Sebrae Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais. Em todo o país, mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados trabalham para transmitir conhecimento para quem tem ou deseja abrir um negócio. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de quase todos os setores.
Os setores atendidos pelo SEBRAE são:
Indústria
São atendidos diversos setores, como têxtil e confecção, madeira e móveis, alimentos e bebidas industrializados, biotecnologia, construção civil, cosméticos etc.
Comércio e Serviços
Essa estratégia de apoio contempla diversos segmentos do setor, como redes de pequenas mercearias e mercados, farmácias e centros gastronômicos.
Agronegócio
O objetivo é elevar a cooperação, a produtividade, a competitividade, a qualidade dos produtos e o acesso aos mercados.
A capacitação é uma das maiores preocupações do SEBRAE, por isso ele ainda oferece diversos cursos e treinamentos para quem está começando a expandir seu pequeno negócio. Como por exemplo: Buscando Recursos Financeiros, Aprender a Empreender, Juntos Somos Fortes, Como Vender Mais e Melhor, Excelência em Liderança, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Controles Financeiros, Gestão de Qualidade e EMPRETEC. Existe também a opção de se fazer cursos ouvindo programas educativos de rádio e acessando a internet. Não importa onde você mora, em todo o país é possível encontrar o SEBRAE, ela está em todo lugar e está de portas abertas para receber a sua visita e ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso.
Por: Rafael Queiroz