Administração

Sistema de Amortização

Na matemática, matemática financeira e na administração uma palavra muito utilizada é amortização. Mas você sabe qual o significado dela? Como ela funciona? Para que ela serve?

Tire todas as suas dúvidas abaixo:

O que o sistema de amortização?

Sistema de amortização significa a redução da dívida, assim as parcelas em aberto podem ser pagas reduzindo os valores dos juros até sua eliminação completa. Mas para que ocorra a amortização as primeiras parcelas possuem o valor do juros mais alto que o comum, é como se você acrescentasse os juros das últimas parcelas nas primeiras. Sendo assim o valor das parcelas vão diminuindo.

O valor amortizado é o saldo devedor da dívida sem o valor dos juros.

amort1

Onde o sistema de amortização pode ser aplicado?

O sistema de amortização pode ser aplicado em diversos tipos de compras a prestação, empréstimos em bancos e empréstimos do sistema de habitação.

Quais são os sistemas de amortização mais conhecidos?

Após adquirir uma dívida existem alguns tipos de sistemas de amortização que podem ser utilizados para efetuar os pagamentos. Entre todos os sistemas de amortização conhecidos, o que mais ouvimos falar e utilizamos é o francês da tabela price, comumente utilizado para a compra de imóveis próprios, onde todas as parcelas possuem o mesmo valor. Já o sistema de amortização constante conhecido como SAC, possui os pagamentos de forma decrescente e mantem a amortização constante.

Existe também o sistema americano, onde não existe amortização mensal, e todo o juros é pago em uma única parcela em uma data estipulada pela financeira. Assim como o americano o pagamento único cobra o valor dos juros em uma única parcela com o valor inicial da dívida.

Qual o cálculo empregado para o sistema de amortização?

Cálculo de amortização:

Saldo Devedor = Dívida Inicial – Amortizações Pagas

Para conseguirmos calcular o valor da amortização basta dividir o valor financiado ou emprestado pelo número de meses. Suponha um financiamento de 110.500,00 em 360 meses à 0,72% ao mês:

Amortização = 110500/360 = 306,94

1a parcela = 306,94 + 0,72%*110500 = 1.102,54

2a parcela = 306,94 + 0,72%*(110500-1*306,94) = 1.100,33…

E as parcelas devem seguir essa lógica de cálculo. Mas não se preocupe muitos sites fazem esse cálculo online, então nem é necessário comparecer a uma instituição financeira para fazer uma simulação.

Qual a melhor opção na hora de amortizar a dívida?

A amortização mais indicada é sempre a SAC, pois suas parcelas vão sendo reduzidas a cada parcela e esse sistema acaba sendo melhor que o valor fixo da tabela Price. Mas cada caso deve ser analisado em particular e inserido em um sistema que corresponda as necessidades do comprador. Então pesquise muito bem antes de contrair a dívida e verifique qual o sistema que se enquadra melhor ao seu caso.

Por: Rafael Queiroz