A pré-história é o período que antecede a História, propriamente dita, tendo início com o surgimento do homem até o aparecimento da escrita. Esse período é marcado pelas realizações humanas também nas artes, cujas características podem ser vistas abaixo.
Pintura
O homem é um ser livre, que cria e transforma coisas e, por meio da arte, registra o que sente, imagina e vê. Na era paleolítica, o ser humano deixou registradas, em diversos locais, imagens do mundo em que vivia.
Algumas vezes, essas imagens tinham apenas linhas simples; outras vezes, retratavam cenas mais elaboradas de caçada, do cotidiano etc.
Estudos realizados levam a crer que os primeiros pigmentos utilizados pelo homem em suas pinturas vinham da natureza, como ossos carbonizados, carvão vegetal, óxidos minerais, sangue e gordura de animais.
As cores utilizadas iam do ocre ao negro, passando pelo vermelho extraído da terra e do sangue de animais. Esses pigmentos eram trabalhados em pequenos bastões ou esmagados, misturados à gordura animal em que eram dissolvidos.
No início, o dedo serviu de pincel e, mais tarde, foram utilizados pincéis rudimentares feitos de penas e pelos de animais.
Escultura
Os artistas pré-históricos também realizaram trabalhos de escultura. São estatuetas conhecidas como Vênus. Suas formas são avantajadas: seios, ventre e quadris enormes.
Eram geralmente esculpidas em pedra, ossos, marfim ou chifre. Possivelmente estavam ligadas ao culto da fertilidade, simbolizando abundância.
Arquitetura
Na era neolítica, as preocupações do homem pré-histórico começaram a mudar.
De nômades, passaram a fixar-se em regiões perto dos rios, surgindo a arquitetura, pois os seres humanos abandonaram as cavernas e iniciaram a construção de suas próprias moradias. Construíram também monumentos chamados megalíticos (mega = grande e lithos = pedra), cujo exemplo mais famoso é o Santuário de Stonehenge, um monumento ao Sol.
Música
O homem ouvia sons da natureza, imitava-os e experimentava criá-los usando galhos de árvore e até ossos. Assim, ele criou a flauta.
A música fazia parte da vida desse homem. A pele esticada de um animal se transformou em tambor, e a corda do arco foi utilizada para produzir sons.
Por: Wilson Teixeira Moutinho