Donatello (Donato di Niccolo – 1386? – 1466) é considerado o melhor escultor italiano do quatrocento e talvez a maior influência de grandes artistas posteriores como Michelângelo, fazia parte do grupo florentino que iniciou o renascimento na Itália. Suas obras demonstravam conhecimentos dos princípios clássicos, combinando elegância e harmonia antigas a elementos cristãos.
Discípulo de Ghiberti, Donatello acabou por desenvolver um estilo revolucionário totalmente diferente do aprendido com seu mestre. Um de seus primeiros trabalhos realizados, sem a supervisão de Ghiberti, já dá amostras de seu gênio: a série de esculturas que realizou para a Igreja de Or San Michele. As estátuas de São Jorge e São Marcos, por exemplo, são conhecidas por suas formas proporcionais, beleza bem próxima aos padrões clássicos, força de expressões e dinamismo.
A preocupação de Donatello com os efeitos óticos de seu trabalho era tamanha que ele ajustava as figuras representadas de acordo com o local de onde seriam vistas.Por exemplo, no caso de serem vistas de longe, deveria imprimir força e monumentalidade. Já as que estivessem mais perto do observador possuíam extrema delicadeza e suavidade, como é o caso de sua escultura em relevo “São Jorge e o Dragão“, feita para a base da estátua de São Jorge. Donatello, inclusive, era considerado um dos grandes mestres das esculturas em relevo. O Davi que esculpiu em bronze, é considerado o primeiro nu representado desde a antiguidade (apesar de não haver consenso a esse respeito entre os pesquisadores).
A representação é de um Davi adolescente e confiante e a cabeça do derrotado Golias. Costuma-se atribuir sua inspiração a uma visita realizada por Donatello a Roma. Além disso, dá amostras de sua capacidade em adaptar os valores clássicos aos temas relevantes de sua própria época. A escultura poderia ser uma boa alegoria para a cidade de Florença, que havia acabado de se confrontar com o poderoso duque de Milão.
Passou um período de sua vida (de 1443 a 1453) em Pádua, onde realizou trabalhos como a primeira representação de um cavalo montado em tamanho natural desde a antiguidade. Chamava-se “Guattamelata”, inspirada na estátua romana de Marco Aurélio. Em seus últimos trabalhos, os elementos que garantem força emocional às esculturas são extremamente valorizados, como demonstra a sua “Maria Madalena“, em madeira.