O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas. É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.
Elementos do teatro
Para que um espetáculo teatral aconteça, são necessários três elementos básicos:
Ator: aquele que interpreta, representa uma história, uma ação, com base em um texto, é ele que dá vida à personagem por meio de sua voz e de seu corpo, que são suas ferramentas de trabalho e precisam ser sempre aprimoradas com treinamento contínuo. Antigamente somente homens atuavam no teatro, foi só a partir do século XVII que as mulheres passaram a aparecer em cena.
Personagem: cada uma das figuras humanas apresentadas em uma obra de ficção (peça teatral, romance, conto, filme etc.) ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária.
Espectador: pessoa que observa, presencia qualquer ato ou espetáculo. Além deles, colaboram ainda diretores, dramaturgos e técnicos.
A palavra teatro vem do grego, theatron, e significa lugar para ver. As apresentações teatrais englobam diversas expressões artísticas: musical, corporal e plástica.
Formas de espetáculos teatrais
Os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas:
Teatro convencional utilizam-se diálogos e situações para se contar uma história, podendo ter um narrador, que, não necessariamente, faz parte dela;
Musical, utiliza-se a música para contar a história, são comuns a ópera, o drama cantado, e a opereta, que também é cantada. Esse tipo de espetáculo possui um clima mais suave e alegre. Existem musicais dos mais variados tipos, de MPB ao rap, e até com instrumentos nada convencionais como sucata e objetos comuns, rodo, vassoura, além do corpo humano.
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Pode existir como manifestação artística, como forma de divertimento ou cerimônia.
Circo, espetáculo representado por artistas como acrobatas, malabaristas, ilusionistas, palhaços, equilibristas, contorcionistas etc.
Teatro de bonecos, quando os bonecos estão presos por fios, varetas e cordas recebem o nome de marionetes ou títeres. Quando são manipulados pelas mãos das pessoas são chamados de fantoches. No Brasil, são comuns no Nordeste e possuem o nome de teatro de mamulengo, cujo significado é mão molenga, em alusão à maneira como a pessoa segura os bonecos.
O teatro de sombras teve origem na China. Nele, projeta- se a sombra das mãos, de pessoas, de figuras recortadas em uma parede ou em tecido. É necessária a utilização de uma fonte de luz.
Mímica, apresentação em que o ator não utiliza a voz, devendo transmitir os sentimentos e pensamentos por meio de gestos e expressões corporais e faciais.
Teatro de máscaras, os gregos utilizavam máscaras para representar deuses e heróis. Muitas culturas utilizam-nas em suas apresentações. É o caso do teatro japonês nô, cujas expressões são conhecidas.
Por: Wilson Teixeira Moutinho