O planeta Marte é o quarto do sistema solar. Foi batizado assim em homenagem ao deus romano da guerra. É também conhecido como “o planeta vermelho”.
Origens e misticismo
Marte é conhecido desde a antiguidade. Sua presença foi registrada por astrônomos do Egito Antigo.
O físico Galileu Galilei foi a primeira pessoa a ver Marte por um telescópio. Outro astrônomo, Giovanni Schiaparelli, fez um primeiro mapa do planeta e também foi o primeiro a ver os famosos canais de Marte (que, mais tarde, provou-se ser uma ilusão de ótica).
Até meados do século XIX, muitas pessoas acreditavam que lá havia uma avançada civilização. O escritor inglês H.G. Wells escreveu o romance A Guerra dos Mundos, no qual a Terra trava uma guerra contra o planeta vermelho.
Características
Marte fica a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra, tem 6700 km de diâmetro – menor que da Terra – e possui calotas polares.
Dois satélites naturais circundam o planeta e são chamados de Fobos e Deimos. Sua rotação é de, aproximadamente, 24 hrs. e 37 m. Sua translação é de 687 dias.
Atmosfera
A atmosfera de Marte é muito rarefeita. É formada por 95% de óxido de carbono, 2,7% de nitrogênio, 1,6% de argônio, 0,2% de oxigênio e traços de vapor d’água, monóxido de carbono e gases nobres.
Superfície
Sua cor avermelhada é devido ao óxido de ferro que se encontra na superfície, que é rochosa, contém silício e basalto. Sua superfície é dividida em duas partes:
- Metade sul: é de terreno antigo e possui muitas crateras
- Metade norte: é de terreno mais recente, tem poucas crateras e supõe-se que haja atividade vulcânica.
Exploração
Muito do que sabemos hoje em dia sobre o planeta Marte vem de explorações de sondas espaciais que têm sido enviadas para lá desde a década de 1960. A sonda Viking foi a primeira a pousar na superfície, em 1976. A sonda mais recente pousou em 2014.
Vida em Marte?
Muitos são aqueles que perguntam se há ou houve vida em Marte. Não há resposta até agora.