Biografias

João Ubaldo Ribeiro

Nascido em Itaparica, Bahia, no ano de 1941, formado em Direito, Mestre em Ciências Políticas pela Univer­sidade da Califórnia, João Ubaldo Ribeiro exerceu a profissão de jornalista até 1983. Desde então é escritor de corpo inteiro. Escritor do seu lugar, da sua gente:

O quadro de meu lugar e de minhas circunstâncias, meu passado e meu futuro, o desespero do nada e do tudo; o desespero de tê-los ao redor de mim pela vida e pela eternidade.

Hoje, como naquele tempo, eu sou um pedaço daquelas coisas e daquele lugar, daqueles homens e daquela cidade pequena.

Dono de um estilo literário personalíssimo, em que consegue ser regionalista ao extremo e chegando sem atalhos à universalidade, João Ubaldo Ribeiro alcançou notoriedade nacional a partir de Sargento Getúlio, publicado em 1971, e que mais tarde virou filme premiado na Suíça e no festival de Gramado.

O cenário da maior parte dos seus romances é a ilha de Itaparica. João não se afasta da baianidade, da brasilidade. Em O sorriso do lagarto, o escritor mistura as histórias folclóricas do povo baiano com a erudição de quem a mergulhou a fundo na literatura de William Shakespeare. Aí regionalismo e universalidade se misturam. Sua obra prima é Viva o povo brasileiro, de 1984, um imenso painel histórico, desde as guerras da Independência até a tristeza efervescente dos anos 70. Ele o dedica a seu amigo Glauber Rocha.

Outras obras: Setembro não tem sentido e Vila real.

Pesquisa feita na revista Domingo, do Jornal do Brasil de 28/07/91, e na A Tarde Cultural de 04/05/91.

Por: Renan Bardine