Na tendência que se tornou conhecida como abstracionismo geométrico, a arte da pintura atingiu o máximo da simplicidade com as criações do russo Kazimir Malevitch, fundador da corrente suprematista.
Kazimir Severinovitch Malevitch nasceu em 23 de fevereiro (11 de fevereiro pelo calendário juliano) de 1878, em Kiev. Estudou arte em Moscou e em suas primeiras obras revelou influências da arte ocidental, do impressionismo ao fauvismo. Depois de uma viagem a Paris, em 1912, viveu uma efêmera fase cubista.
Em 1913 criou um estilo que denominou suprematismo, definido como “a supremacia do sentimento puro na arte criativa”. Os princípios teóricos dessa tendência foram estabelecidos num manifesto redigido em colaboração com Vladimir Maiakovski. De 1919 a 1921 deu aulas de pintura e, em 1926, visitou a Bauhaus de Weimar, Alemanha, onde conheceu Vassili Kandinski e publicou um livro sobre seus princípios estéticos.
Malevitch foi o primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos. Procurou sempre elaborar composições puras e cerebrais, destituídas de toda sensualidade. O “Quadro negro sobre fundo branco” constituiu uma ruptura radical com a arte da época. Pintado entre 1913 e 1915, compõe-se apenas de dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A problemática dessa composição seria novamente abordada no “Quadro branco sobre fundo branco” (1918), hoje no Museu de Arte Moderna de Nova York.
No decurso do período 1914-1918, Malevitch passou por uma fase de maior complexidade estrutural e voltou, em obras como “Oito retângulos vermelhos” (1914-1915), a sugerir sensações de movimento e resistência. Malevitch morreu esquecido e pobre em Leningrado, atual São Petersburgo, em 15 de maio de 1935.
Veja também: