Animais

Capivara

A capivara é a maior entre os roedores e possui aparência engraçada. Além do seu corpo roliço – que pode ultrapassar os 80 quilos – também chamam a atenção os seus dentes da frente que podem alcançar surpreendentes sete centímetros de comprimento, se não forem gastos.

Ficha Técnica:

Tamanho: 1,20 m de comprimento, em média.
Peso: 80 kg, em média.
Alimentação: capim, ervas e outros tipos de vegetação da beira de rios e lagos.
Tempo de vida: 15 a 20 anos, em média.
Onde vive: florestas úmidas e secas, pastagens próximas à água da América do Sul.

Alimentação

O tamanho dos dentes não parece problema para a roedora, que adora mordiscar pedras e troncos de árvores. Agora, o que a capivara gosta mesmo de mastigar é um bom monte de capins, tarefa fácil para os seus dentões capazes de cortá-los bem rente ao solo.

Essa atividade ocorre à noite, momento que o animal reserva para se alimentar. Durante o dia, o descanso em uma sombra é muito bem-vindo ao passo que, à tarde, a predileção é se esbaldar na água, entre nados e mergulhos.

Imagem de uma capivara adulta e seus dois filhotes.

Banho de emergência

A água, no entanto, não é usada só para a diversão da capivara, que também a utiliza para fugir de predadores. Como ela é vagarosa em terra firme, basta que uma onça se aproxime para que a capivara recorra a um nado forçado. Ainda assim, nem sempre ela está de toda protegida, visto que jacarés e piranhas também a ameaçam constantemente.

E quer saber por que a capivara nada tão bem? É que entre os quatro dedos de suas patas da frente e os três das patas de trás há uma membrana de ligação que a deixa como um remo.

Reprodução

As capivaras podem se reproduzir o ano todo, porém a concentração de fêmeas prenhas (grávidas) é maior nas estações chuvosas. Perto da época de dar a luz, a dócil mamãe procura um local isolado e ali constrói o ninho a partir de capins e folhas secas. A toca abriga os filhotes, geralmente, até o quarto mês de vida, fase em que os pequenos deixam de mamar.

A mamãe capivara cuida da cria com bastante cuidado e prefere a distância dos machos que costumam ficar agressivos com os recém-nascidos e podem até matá-los.

Curiosidades

Quando parada, a capivara tem uma postura incomum entre os mamíferos: senta, como os cães.

Os filhotes de capivara são bem ousados, querem nadar já na primeira semana de vida. Sempre alerta, a mamãe capivara só permite a façanha em águas rasas e fica sempre de olho.

Para diferenciar os machos das fêmeas, basta observar um calombo que só os machos têm entre o focinho e a testa. A glândula libera um cheiro forte usado pelo animal para demarcar território.

O nome capivara significa “comedor de capim” em tupi-guarani.

Embora seja um animal silvestre (próprio das selvas), a capivara foi criada como animal doméstico por antigas tribos indígenas.

Por: Wilson Teixeira Moutinho