Animais

Tatus

Nome comum de vários pequenos mamíferos das Américas que têm placas ósseas externas na parte superior do corpo. Os tatus são encontrados desde a Argentina até o sul dos EUA. No Brasil existem mais de 20 espécies.

Os tatus são mamíferos da família dos dasipodídeos, ordem dos edentados, a mesma dos tamanduás e das preguiças.

Características

O corpo dos tatus é coberto por uma carapaça que lhes cobrem quase todo, formada por placas ósseas ajustadas umas às outras. Ela protege o animal como se fosse dois escudos: um deles localizado no ombro e o outro na parte traseira do animal. Apesar de sua aparente rigidez, é uma estrutura bastante flexível.

Quando se sentem ameaçados, os tatus podem curvar-se sobre si mesmos e virar uma bola dura. Assim eles ocultam os pés e a cabeça e deixam à mostra apenas sua ‘armadura’. Porém, é mais comum vê-los correndo de volta para a toca ao menor sinal de perigo.

Suas patas são curtas e dotadas de garras fortes, usadas pelo animal na hora de cavar túneis ou tocas pelo chão. Na hora de capturar suas presas – insetos, minhocas, aranhas e caracóis são os prediletos –, os tatus lançam sua língua comprida, estreita e pegajosa nos esconderijos auxiliados pelos longos focinhos em forma de tubo que podem ser introduzidos nos ninhos subterrâneos.

Os tatus apresentam pequenos dentes molares que servem para triturar os alimentos, seu estômago apresenta paredes musculosas semelhantes à moela das aves.

São animais solitários, em geral de hábitos noturnos e contam com os sentidos do olfato e audição bem desenvolvidos.

Principais espécies

Tatu-galinha

Tatu-galinha.A espécie mais comum é o tatuetê ou tatu-verdadeiro, também chamado tatu-veado ou tatu-galinha, encontrado em todo o Brasil e em outros países da América do Sul. Essa é a única espécie existente nos EUA.

Tem de sete a nove faixas transversais de articulações, mede cerca de 60 cm, incluindo a cauda, e pesa quase 7 kg. Possui orelhas longas, bem juntas no alto da cabeça, e focinho fino. Sua característica mais curiosa é que quando a fêmea da espécie dá à luz a todos os filhotes do mesmo sexo. Isso porque os pequenos provêm do mesmo óvulo. Esse fenômeno chama-se poliembrionia.

Tatu-peba

Tatu-pebaNa Amazônia e nos países do norte da América do Sul, encontra-se o tatu-peludo ou tatu-peba. Ele possui pelos ásperos em várias partes do corpo e mede cerca de 50 centímetros. Além de insetos e minhocas, o animal também come milho, mandioca, amendoim e carniça.

Tatu-canastra

Tatu-canastraDentre os tatus, o maior é o tatu-canastra ou tatuaçu que atinge 85 centímetros de comprimento e possui cauda com quase meio metro. Pode chegar a pesar 50kg e tolera grandes variedade de hábitats, desde as florestas até os campos, no interior da América do Sul.

Tatu-bola

Tatu-bola.A carapaça, dura e forte, é articulada no dorso do animal. Essas articulações permitem ao tatu-apara ou tatu-bola, existente nos campos do Nordeste e Centro do Brasil, encurvar-se sobre si mesmo como uma bola dura e compacta.

Por: Wilson Teixeira Moutinho