Pela membrana plasmática, passam íons e moléculas do meio extra para o intracelular e vice-versa através do transporte ativo e passivo. Porém, partículas grandes não atravessam livremente a membrana, sendo para isso utilizados pela célula os processos de endocitose e exocitose.
Primeiro, essas partículas são englobadas por endocitose, depois digeridas com o auxílio dos lisossomos, para então fazerem parte do citoplasma. Havendo resíduos da digestão na célula, eles são excretados por exocitose ou clasmocitose.
Endocitose
É o processo caracterizado pela incorporação de partículas à célula. Existem dois tipos básicos de endocitose:
- A fagocitose (fago = comer), quando ocorre ingestão de partículas sólidas, a exemplo de restos de tecidos e de microrganismos;
- A pinocitose (pino = beber), quando a ingestão é de partículas dissolvidas em água, a exemplo de polissacarídeos e proteínas.
Fagocitose
Células livres, como os glóbulos brancos do sangue dos animais e as amebas (seres unicelulares), ingerem alimentos do meio extracelular, tais como células menores e restos de tecidos em degeneração. Para tanto, inicialmente há um contato entre a membrana e o alimento.
A membrana emite projeções (pseudópodos) que envolvem o alimento e o incluem no vacúolo, espécie de bolsa membranosa denominada fagossomo. Um ou vários lisossomos aderem ao vacúolo no qual lançam seus sucos digestivos, tornando-o vacúolo digestivo. O alimento é digerido e as substâncias resultantes difundem-se para o citoplasma. Os resíduos ficam no vacúolo, que passa a se denominar vacúolo (ou corpo) residual e migra para a membrana que os expele (exocitose ou clasmocitose).
Os vacúolos digestivos encontrados no citoplasma contêm, na maioria das vezes, organoides da própria célula. Nesse caso, denominam-se vacúolos autofágicos.
A fagocitose realiza-se entre organismos unicelulares, como os protozoários, e entre certas células de alguns metazoários. No caso dos primeiros, isso ocorre como forma de alimentação; dos últimos, como meio de defesa contra partículas estranhas ao organismo.
Pinocitose
Nesse processo, ocorre o englobamento de partículas dissolvidas em água, apresentando aspecto líquido.
Quando o material a ser englobado entra em contato com a membrana plasmática, esta sofre invaginação e forma o canal de pinocitose para o interior do citoplasma englobando a partícula. O canal estrangula-se, constituindo o pinossomo — vesícula na qual ela fica depositada. Tempo depois, a membrana se reorganiza. A partir daí, ocorre processo semelhante ao descrito na fagocitose, com formação de vacúolos digestivo e residual e posterior exocitose.
Diferente da fagocitose, realizada apenas por algumas células especializadas, a pinocitose ocorre praticamente em todos os tipos celulares.
Exocitose
É o processo de eliminação de moléculas para participação do metabolismo ou de resíduos. Até sua eliminação, ficam armazenadas em bolsas membranosas, que são compartimentos delimitados por uma membrana.
É um processo comum, mas fundamental para células que desempenham função secretora, como as que produzem hormônios e enzimas.
Quando o objetivo da exocitose é eliminar resíduos do material digerido, ela é denominada clasmocitose ou defecação celular.
Por: Wilson Teixeira Moutinho