Na boca, a saliva produzida pelas glândulas salivares exerce importante função no paladar e na digestão enzimática dos alimentos. Nela, ocorrem dois processos digestivos importantes: a trituração dos alimentos pela atividade dos dentes (processo físico) e ação da saliva (processo químico).
O bolo alimentar é umedecido e lubrificado pela saliva. Cerca de 1,5 L é produzido a cada dia pelos três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submaxilares e as sublinguais.
A saliva contém a enzima amilase salivar (ptialina) responsável pelo início da digestão do carboidrato amido (polissacarídeo), transformando-o em maltose, um dissacarídeo (glicose + glicose). No entanto, a maior parte do amido é digerida no duodeno.
Glândulas Salivares
As glândulas salivares são encontradas associadas à cavidade bucal e tem como principal função a secreção da saliva. Nos seres humanos, há três pares de glândulas: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
a) A parótida é a maior das glândulas salivares e se localiza anteriormente à orelha, próximo ao ramo da mandíbula. Seu canal de secreção se abre próximo ao segundo molar superior.
b) A submandibular é a segunda maior glândula, localizada no assoalho da boca; seu canal se abre próximo ao frênulo da língua.
c) A sublingual é a menor delas; situada no assoalho da boca, entre a língua e os dentes, tem seus canais de secreção na lateral da língua, próximo à prega lingual.
A saliva secretada pelas glândulas salivares é composta basicamente por água e glicoproteínas (uma substância composta por carboidrato e proteína responsável pela viscosidade da saliva). Além disso, possui diversos íons e sais minerais, enzimas digestivas, como a ptialina ou amilase salivar, lisozima, um importante bactericida etc.
Funções da saliva
Dentre as diferentes funções exercidas, destacam-se:
- a formação do bolo alimentar – devido à sua viscosidade, a saliva envolve o alimento, lubrificando-o e facilitando sua degluticão;
- o papel de solvente da maior parte dos alimentos ingeridos;
- a função de proteção – além das proteínas protetoras que revestem a cavidade bucal, há diversas substâncias, como as lisozimas, que combatem bactérias;
- possui anticorpos;
- a digestão de carboidratos se inicia na boca pela ação da amilase salivar;
- o papel no paladar – a saliva dissolve o alimento, permitindo que as papilas gustavivas identifiquem o sabor.