Em muitas culturas, o sangue é um símbolo da vida. Esse fluido percorre nosso corpo graças à circulação, que distribui nutrientes e gás oxigênio a todas as células do organismo.
O sistema circulatório ou cardiovascular compreende o sistema sanguíneo e o sistema linfático.
O sistema sanguíneo é formado por um meio líquido (o sangue), um órgão impulsionador (o coração) e um conjunto de vasos sanguíneos, que transportam o sangue pelo corpo todo.
O sangue
O sangue é composto por uma parte líquida (o plasma) e por vários tipos de células ou fragmentos de células.
O plasma é uma solução aquosa que contém diversos tipos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Transporta nutrientes e outras substâncias pelo corpo e contém proteínas indispensáveis para que ocorra a coagulação sanguínea, no caso de ser produzido um ferimento.
Há vários tipos de células sanguíneas:
- Glóbulos vermelhos. Têm forma de disco e são desprovidos de núcleo. Seu citoplasma é repleto de hemoglobina, uma proteína capaz de transportar gás oxigênio, obtido nos pulmões, e liberá-lo nos tecidos.
- Glóbulos brancos. São responsáveis pela defesa contra infecções, pois são capazes de eliminar microrganismos patógenos.
- Plaquetas. Correspondem a fragmentos de células especializadas. Participam da coagulação do sangue.
Saiba mais em: Composição do Sangue.
Os vasos sanguíneos
Há três tipos de vasos sanguíneos:
- Artérias. São os vasos que carregam sangue do coração para os tecidos. Suas paredes são grossas e elásticas, capazes de suportar a pressão do sangue quando é expulso do coração.
- Veias. São os vasos que conduzem sangue de volta ao coração. Suas paredes são mais finas e têm válvulas em seu interior, o que evita o retomo do sangue na direção contrária.
- Capilares. Fazem a comunicação entre as artérias e as veias.
São muito finos e deles saem gás oxigênio e nutrientes para as células, das quais recebem dióxido de carbono produzido na respiração celular. Deixam escapar uma parte do plasma, que permanece ao redor das células e forma o fluido intersticial.
O coração
É um órgão musculoso que apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios recebem sangue das veias cavas e pulmonares e os ventrículos enviam sangue através das artérias aorta e pulmonares.
As cavidades podem se contrair e impulsionam sangue; ao relaxar, possibilitam a entrada de sangue em seu interior.
A contração recebe o nome de sístole, e o relaxamento de diástole. A parede do coração é irrigada por artérias e veias coronárias.
O sangue chega por veias, passa aos átrios e, deles, segue oara os ventrículos, Entre átrios e ventrículos há valvas que impedem o retorno de sangue.
A circulação sanguínea
No ser humano, a circulação é dupla (o sangue realiza dois circuitos) e completa, pois não ocorre mistura entre sangue oxigenado e sangue pobre em gás oxigênio.
Circulação pulmonar:
O sangue pobre em gás oxigênio, proveniente de todo o corpo, chega ao átrio direito; dele passa ao ventrículo direito, que se contrai e o envia aos pulmões. Nos pulmões, o sangue cede o dióxido de carbono e carrega-se com gás oxigênio; é enviado ao átrio esquerdo.
Circulação sistêmica:
O sangue oxigenado, proveniente dos pulmões, chega ao átrio esquerdo; dele passa ao ventrículo esquerdo, que se contrai e o impulsiona para todo o corpo. Nos capilares, cede gás oxigênio e recolhe o dióxido de carbono produzido na respiração celular; é enviado ao átrio direito.
Em ambos os circuitos, o sangue distribui nutrientes e recolhe substâncias residuais.
Veja também:
- Coração
- Sangue
- Glóbulos Sanguíneos
- Composição Sanguínea
- Vasos Sanguíneos
- Coagulação Sanguínea
- Sistema Linfático