Durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados, formam-se certas estruturas derivadas do embrião, chamadas anexos embrionários.
São órgãos transitórios, descartados por ocasião do nascimento. Todavia, são indispensáveis durante a vida embrionária, pois exercem funções de vital importância, como proteção, nutrição, respiração e excreção.
São quatro os anexos embrionários verdadeiros: o saco ou vesícula vitelina ou vitelínica, o âmnion ou âmnio, o cório e o alantoide. Observa-se também nos mamíferos placentários a formação de um cordão umbilical, que é derivado do alantoide e da placenta, originada de parte do córion do embrião em desenvolvimento e de parte do endométrio uterino da mãe.
Saco ou vesícula vitelínica
É um anexo embrionário que armazena substâncias nutritivas para o embrião. Apresenta-se bem desenvolvido nos peixes, nos répteis e nas aves. Nos mamíferos é muito reduzido, constituindo um órgão vestigial. Nos anfíbios, toda a reserva de vitelo fica no interior dos blastômeros, portanto, não é um
anexo embrionário.
Âmnio
O âmnio é uma membrana que envolve o embrião de répteis, aves e mamíferos. Forma uma cavidade preenchida pelo líquido amniótico, que tem por função proteger o embrião contra choques mecânicos e desidratação.
Cório
O cório é uma membrana que recobre o embrião e os outros anexos. Ocorre nos répteis, nas aves e nos mamíferos, contribuindo, nesses últimos, para a fixação do embrião na parede uterina, formando a parte fetal da placenta.
Alantoide
É um anexo que ocorre nos répteis, nas aves e nos mamíferos. Nos répteis e nas aves, promove a eliminação de excretas e a mobilização de parte do cálcio presente na casca do ovo, transferindo-o para a formação do esqueleto desses animais. Além disso, permite as trocas de gases respiratórios entre o embrião e o meio ambiente. Nos mamíferos, o alantoide é bastante reduzido e vai formar o cordão umbilical.
Por: Paulo Magno da Costa Torres
Veja também:
- Folhetos Embrionários
- Placenta e Cordão Umbilical
- Tipos de Ovos
- Desenvolvimento Embrionário dos Animais
- Embriologia Humana
- A Formação do Embrião