Desenvolvimento

Segmentação ou Clivagem

Segmentar significa dividir. Desse modo, a fase de segmentação, ou clivagem, refere-se às primeiras divisões celulares mitóticas pelas quais passa o zigoto.

A mitose é um processo de divisão celular no qual uma célula divide-se em duas idênticas à original. No desenvolvimento embrionário, as primeiras células – que se formam das sucessivas divisões mitóticas do ovo – são denominadas blastômeros.

Ao estudarmos os tipos de ovos, observamos que a quantidade e a distribuição do vitelo variam de um tipo para outro. O tipo de segmentação pelo qual a célula-ovo irá passar está relacionado à quantidade de vitelo e à sua distribuição, uma vez que este pode dificultar, ou mesmo impedir, a completa divisão do citoplasma. Quanto maior for a quantidade de vitelo no ovo, mais viscoso será o citoplasma e mais lentamente ocorrerá a sua segmentação.

Entre os animais, há dois tipos básicos de segmentação: holoblástica (quando o ovo segmenta-se totalmente) e meroblástica (quando há uma segmentação parcial do ovo).

Segmentação holoblástica

Os ovos com citoplasma pouco viscoso permitem divisões citoplasmáticas completas. Desse modo, apresentam segmentação holoblástica (do grego holos, inteiro, total). Essa segmentação é encontrada geralmente em ovos oligolécitos e mediolécitos.

Na segmentação holoblástica, a primeira divisão do zigoto origina dois blastômeros e a segunda, quatro blastômeros, todos de tamanhos iguais. Nas divisões mitóticas seguintes, há casos em que os novos blastômeros formados podem continuar do mesmo tamanho e, em outros, os novos blastômeros possuem tamanhos diferentes.

Nos ovos oligolécitos, em que o vitelo está distribuído de modo relativamente homogêneo, a segmentação origina blastômeros de mesmo tamanho, ou seja, ela é holoblástica e igual. Nos ovos mediolécitos, a segmentação que ocorre próxima do polo animal forma blastômeros menores, os micrômeros. No polo vegetativo, onde a divisão é dificultada pela concentração de vitelo, formam-se blastômeros maiores, os macrômeros. Portanto, essa segmentação é chamada holoblástica desigual.

Fase holoblástica da segmentação.
Representação dos tipos de segmentação holoblástica.

Nos ovos oligolécitos, a segmentação é igual, formando blastômeros do mesmo tamanho. Nos ovos mediolécitos, por sua vez, a segmentação é desigual, e as divisões celulares originam blastômeros de tamanhos diferentes: os micrômeros e os macrômeros.

Segmentação meroblástica

A segmentação meroblástica (do grego meros, parte) pode ser discoidal, quando ocorre somente no disco germinativo, ou superficial, quando ocorre na periferia do ovo.

Nos ovos megalécitos, com grande quantidade de vitelo no polo vegetativo, a segmentação restringe-se à região do núcleo, encontrado próximo à membrana plasmática. Desse modo, as divisões mitóticas ocorrem apenas na região do polo animal, onde se encontra o disco germinativo (cicatrícula ou, ainda, blastodisco).

No caso dos ovos centrolécitos, em que o núcleo localiza-se no centro da célula e é envolto pelo vitelo, a segmentação é meroblástica superficial. Antes do início dessa segmentação, o núcleo sofre divisão. Posteriormente, os núcleos resultantes das divisões migram para a região periférica do ovo e novas células são individualizadas por meio da segmentação superficial.

Fase meroblástica da segmentação.
Representação dos tipos de segmentação meroblástica.

Os ovos megalécitos apresentam segmentação discoidal, na qual os blastômeros ficam restritos ao disco germinativo. Entre os ovos centrolécitos, a segmentação é superficial, e os blastômeros formados concentram-se na região periférica do ovo.

Por: Renan Bardine

Veja também: