O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo que apresenta células especializadas no armazenamento de lipídios, conhecidas como adipócitos.
Caracteriza-se por apresentar pequena quantidade de substância intercelular, geralmente localizada abaixo da pele, constituindo a tela subcutânea, ou hipoderme.
Tipos de tecido adiposo
Existem duas variedades de tecido conjuntivo adiposo: unilocular e multilocular.
No tecido adiposo unilocular, presente principalmente nos adultos, os adipócitos apresentam grande parte do citoplasma preenchido por uma grande porção de lipídio.
Já no multilocular, encontrado principalmente nos recém-nascidos e nos vertebrados que hibernam, os adipócitos armazenam pequenas e numerosas porções de lipídio, cuja oxidação libera calor. Por estarem em porções menores, supõe-se que neles a produção de calor seja mais rápida.
Os adipócitos se originam da diferenciação das células mesenquimatosas, que apresentam forma alongada e modificam-se à medida que há acumulo de gordura em seu interior, tornando-se arredondadas. Os ácidos graxos armazenados provêm basicamente de duas fontes: diretamente da ingestão de gordura ou da síntese de glicose proveniente da própria célula adiposa.
Funções do tecido adiposo
As principais funções do tecido adiposo são o armazenamento de lipídio e a reserva energética. Nos momentos em que há necessidade de energia, as moléculas de lipídio são metabolizadas e a energia é liberada para a manutenção dos processos metabólicos.
Além da função energética, o tecido adiposo constitui, principalmente nos animais que vivem em regiões frias, um eficiente isolante térmico, que auxilia no controle da temperatura corporal; envolve e protege alguns órgãos como, por exemplo, os rins, constituindo proteção contra choques mecânicos; produz e secreta leptina, um importante hormônio que atua, principalmente, no hipotálamo, diminuindo o apetite e, consequentemente, o consumo de calorias.
Mamíferos das regiões polares apresentam, sob a pele, uma espessa camada de tecido rico em adipócitos, o que lhes proporciona grande resistência às baixas temperaturas.
Por: Wilson Teixeira Moutinho