Como ocorre a menstruação
Já na puberdade, a glândula hipófise que está no seu cérebro secreta o hormônio folículo (FSH), no qual vai estimular o crescimento dos folículos dos ovários. No sexo masculino, esse hormônio vai promover o crescimento dos espermatozoides.
Uma vez por mês, esse hormônio (FSH) prepara alguns óvulos do seu ovário para começarem a amadurecer, dentro de umas bolsas cheias de um fluído que se chamam folículos. Esses folículos produzem o hormônio chamado estrogênio. Esse hormônio produzido começa a ativar o desenvolvimento de uma camada espessa do útero chamada endométrio. Se você estiver grávida, esta camada se torna uma fonte de alimento para o embrião.
Duas semanas mais tarde, a sua glândula hipófise secreta o hormônio luteinizante (LH), no qual uma de suas funções é fazer com que o óvulo mais maduro do seu ovário se desprenda do folículo. (Algumas vezes, dois ou mais óvulos se desprendem. Se ambos fertilizarem, você poderá ter mais de um bebê.)
O folículo estimulante age em conjunto com o hormônio LH e começarão a produzir os hormônios progesterona e estrogênio, ambos garantem o crescimento da camada espessa no útero que é rica em nutrientes que irá alimentar o embrião.
As fímbrias da trompa de Falópio encaminham o óvulo liberado pela trompa para dentro do útero. Se o óvulo se encontrar com o espermatozoide, ele poderá ser fertilizado. Então, ele se dirige ao útero, onde começa a desenvolvimento do embrião.
O óvulo sobrevive 24 horas no corpo da mulher, o espermatozoide pode ficar vivo até 72 horas dentro da mulher. É por isso que você pode ficar grávida, tendo relação alguns dias antes ou depois da ovulação.
Se o óvulo não é fertilizado, ele se desintegra, e a produção de estrogênio e progesterona cai. Isto provoca o descamamento dessa camada espessa do útero, que serviria de alimento para o embrião, e sai o seu corpo na forma de menstruação.