A carta de apresentação acompanha, na maioria dos casos, o currículo do candidato. Ela contém as primeiras noções a ser levadas em conta pelo empregador para oferecer o trabalho a um ou outro candidato.
Em geral, a carta de apresentação tem sempre o mesmo desenvolvimento, com três objetivos: mostrar interesse pelo local ou pela vaga de emprego; justificar por que se é candidato idôneo para a vaga, mencionando a formação e a experiência obtida durante o tempo de trabalho, assim como as conquistas pessoais, e expressar a disponibilidade para ser entrevistado.
Como fazer
Como o nome indica, a carta de apresentação é a forma de se fazer conhecer diante da empresa em que se solicita o trabalho e, assim como o currículo, deve transmitir uma imagem favorável da pessoa que a escreveu.
Portanto, essa carta deve ser limpa e clara na apresentação dos dados. É importante que o texto não contenha manchas nem rasuras, que a margem seja adequada e que respeite a disposição das partes que a constituem.
- Deve-se escrever em uma folha de tamanho A4, de cor branca ou creme.
- É preferível escrever a carta no computador, para que fique legível, salvo se o anúncio pedir expressamente que se escreva à mão tanto a carta como o currículo.
- Só se deve escrever na frente da folha; portanto, o verso deve ficar em branco. O currículo deve ser apresentado em uma folha à parte.
- O tamanho de extensão da carta de apresentação deve ser reduzido. Por essa razão, além de respeitar as margens, deve-se dispor o texto adequadamente na página, de modo que se mantenha a proporção entre a parte escrita e a parte em branco.
Estrutura da carta de apresentação
A carta de apresentação contém duas partes bem distintas: o cabeçalho ou introdução e a comunicação.
- A introdução contém os seguintes dados:
- Timbre: nome, sobrenome e endereço completo da pessoa que escreve o currículo.
- Local e data: a cidade de onde é escrita, dia, mês e ano do comunicado.
- Endereço interno: o nome e o endereço ou, na sua ausência, o número da caixa postal da empresa a que se dirige a carta.
- Referência ou numeração: palavra ou código que, às vezes, a empresa assinala no anúncio pedindo que seja mencionado.
- A comunicação contém a informação pessoal que se quer transmitir, Trata-se da parte mais livre e criativa da carta, mesmo que se possa estruturar para que seja mais organizada. Possui as seguintes partes:
- Linha de saudação: emprega-se o singular (senhor, senhora) ou uma fórmula de cortesia (aos cuidados do sr Luiz Garcia) quando a carta é enviada a uma pessoa específica. Emprega-se o plural (senhores, senhoras) quando se envia a uma empresa ou a uma caixa postal.
- Corpo da carta: menciona-se o motivo da carta e o interesse pela vaga oferecida, ressaltando os aspectos que justificam a adequação ao cargo.
- Linha de despedida: trata-se de um breve parágrafo (uma ou duas linhas) em que se saúda o destinatário e o convida a colocar-se em contato com o candidato para uma entrevista.
- Assinatura: a rubrica e abaixo o nome do remetente.
Exemplo de carta de apresentação
José Ribeiro
Rua das Carnaúbas, 512 São Paulo – SP
São Paulo, 9 de junho de 2018.
Sr. Luiz Garcia
Diretor de Recursos Humanos
Imagem – Serviços Publicitários
Avenida Todos os Santos, 1078
São Paulo – SP
Aos cuidados do Sr. Luiz Garcia:
Escrevo em resposta ao anúncio de 10 de maio no Diário da Cidade para o cargo de representante de vendas. Acredito que estou qualificado para a vaga e que posso contribuir para a empresa, devido aos dez anos de experiência que possuo exercendo esta atividade.
Minha formação profissional inclui:
- Graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade de São Paulo.
- MBA e Comércio Exterior pela Fundação Getulio Vargas.
- Viagens internacionais para cursos de aperfeiçoamento e fechamento de contratos.
Anexo, segue meu currículo para análise. Espero que ele preencha os pré-requisitos exigidos para a vaga.
Coloco-me à disposição para conversar ou fazer uma entrevista e aguardo contato assim que possível.
Atenciosamente,
[Nome completo do candidato]
Cuidado! Uma carta de apresentação pode tanto impressionar favoravelmente como criar uma pré-disposição negativa se a carta for entregue fotocopiada ou com erros ortográficos.
Por: Paulo Magno Torres
Veja também:
- Como fazer um currículo
- Como fazer uma argumentação
- Como fazer uma conversação
- Como fazer uma declaração