Curiosidades

Caixa Preta dos Aviões

Do que é feita a caixa preta dos aviões?

Recentemente, mais uma vez nosso país teve de enfrentar a triste realidade de um acidente aéreo. Entre vários assuntos relacionados a esse tema, está a caixa preta. Mas você sabe do que é feito esse aparelho altamente resistente?

Caixa preta é um aparelho que serve para registrar mensagens enviadas e recebidas à torre. É feita de aço inoxidável e titânio, o que possibilita resistência a um impacto de 2,25 toneladas e temperaturas de mais de 1.000ºC por até 30 minutos; na água pode resistir à pressão de 6.000 m de profundidade.

A utilidade dos materiais resistentes também é observada nos carros blindados e nas próteses de titânio. No processo de blindagem, por exemplo, trocam-se todos os vidros originais por laminados, fabricados especialmente para resistir a impactos balísticos. O policarbonato, material plástico utilizado na composição da blindagem, é altamente resistente ao impacto; é transparente, pode ser curvado e é também utilizado para reduzir a espessura total do vidro.

Outro exemplo de material altamente resistente é o titânio, elemento metálico muito conhecido por sua excelente resistência à corrosão e por sua grande resistência mecânica.

Caixa Preta Air France
Caixa preta do avião da Air France que caiu no oceano Atlântico

Por ser um metal considerado ?siologicamente inerte, é utilizado em implantes e próteses. Na forma de metal e suas ligas, cerca de 60% do titânio são utilizados nas indústrias aeronáuticas e aeroespaciais, na fabricação de peças para motores e turbinas, fuselagem de aviões e foguetes. Na indústria naval o titânio metálico é empregado em equipamentos submarinos.

Colaboração de Ediana Barp
Professora de Química do Instituto Monitor

Veja também: