Doenças

Doenças Causadas por Fungos

Os fungos são comumente conhecidos por sua capacidade de decompor a matéria orgânica. Contudo, algumas espécies têm comportamento parasita e encontram no seu hospedeiro (plantas, animais e até mesmo outros fungos) um local propício para se desenvolver (água, matéria orgânica, condições ideais de temperatura, entre outros fatores). Ao parasitar outros organismos, algumas espécies podem causar doenças leves ou mais graves.

Doenças em vegetais

Fungos parasitas, quando atacam os vegetais, causam sérios prejuízos nas colheitas de verduras, frutos, legumes e cereais. No campo, a dispersão dos esporos pelo vento é muito grande e, muitas vezes, culturas inteiras são perdidas.

Eles podem desenvolver-se também em cereais que ficam armazenados, por exemplo, milho, amendoim, soja e outros, produzindo substâncias potencialmente tóxicas que atacam as células do fígado, podendo, inclusive, causar o câncer.

Cabe ao governo um controle rígido sobre os alimentos que serão comercializados, para verificar o nível de toxicidade.

Ferrugem nas folhas de café
Ferrugem nas folhas provocadas por fungos.

A ferrugem do café, a podridão da batata e o carvão dos cereais são exemplos de micoses causadas nos vegetais por fungos parasitas.

Doenças em humanos

Existem muitas espécies de fungos que vivem no corpo humano de forma harmoniosa (como algumas espécies dos gêneros Candida e Malassezia). No entanto, também existem espécies que, quando encontram situações que propiciam sua reprodução, podem desenvolver superpopulações e ser devastadoras, levando os indivíduos até mesmo a óbito (como o fungo do gênero Cryptococcus sp.).

Vamos conhecer algumas das principais doenças fúngicas que atingem os seres humanos.

Meningite fúngica

Um exemplo de doença grave é a meningite fúngica, uma inflamação das meninges (membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal), devido à proliferação dos fungos do gênero Cryptococcus sp. e Coccidioides sp. nessa região do corpo.

O contágio se dá pela inalação de esporos dos fungos, que se instalam nos pulmões e acabam migrando em direção ao cérebro, atingindo as meninges. Essa doença não é contagiosa e, dessa forma, não pode ser transmitida entre as pessoas.

Geralmente, as manifestações são vômitos, febre, mal-
estar, sonolência e rigidez na nuca. Em alguns casos, a depender do estado imunológico do paciente, a evolução da doença pode ser lenta ou ser fulminante e fatal (devido à rapidez com que age após suas primeiras manifestações, em menos de 24 horas).

Não existem vacinas disponíveis para a meningite fúngica, apenas para a meningite bacteriana. Para evitar a proliferação de fungos, pode-se utilizar desumidificadores que combatem a proliferação de fungos e bactérias, pois controlam o nível de umidade.

Micose

Os fungos são responsáveis por micoses nos animais, inclusive no homem. As mais comuns são aquelas que afetam a pele, as unhas e os cabelos. Os locais preferidos por eles são as dobras do corpo, por serem regiões mais quentes e úmidas. No caso das unhas, as micoses ocorrem devido ao acúmulo de umidade.

Micose causada por fungo As micoses mais comuns são as frieiras, também conhecidas por pé-de-atleta, infecção muito comum entre os dedos dos pés, quando eles ficam úmidos e abafados, devido ao uso prolongado de calçados fechados, principalmente do tipo tênis. Elas causam vermelhidão, coceira e rachaduras.

Candidíase

A candidíase é uma micose causada pelo fungo Candida albicans. Nos bebês, ela provoca manchas esbranquiçadas que se espalham por todo o interior da boca, sendo conhecida também por “sapinho”. Nas mulheres, é uma infecção muito frequente na vagina, provocando prurido (coceira) e presença de um corrimento esbranquiçado.

Alguns fatores físicos podem favorecer o desenvolvimento das micoses, por exemplo: umidade; calor; baixa imunidade, devido a alguma doença ou desnutrição; uso prolongado de substâncias; como os antibióticos, que alteram o equilíbrio da pele; e a falta de higiene corporal adequada. Todas essas situações são ideais para que os fungos se instalem e se reproduzam em nosso corpo, provocando as micoses.

Cuidados a serem tomados

A seguir estão algumas dicas que nos ajudam a ficar livres de doenças causadas por fungos:

  • Evitar andar descalço, principalmente em pisos úmidos ou públicos, como vestiários de piscinas;
  • Na praia, usar sempre chinelo;
  • Não usar toalhas ou calçados de outras pessoas;
  • Evitar usar o mesmo sapato por dias seguidos; as meias devem ser trocadas diariamente. Não usá-las sem, antes, lavá-las;
  • Ao sair do banho, enxugar-se bem, principalmente onde há dobras e entre os dedos;
  • Usar roupas íntimas, de preferência, de algodão, pois as fibras sintéticas retêm o suor;
  • Quando for ao manicuro ou pedicuro, levar seu próprio material. Caso contrário, certificar-se de que o material usado pelo profissional está todo devidamente esterilizado;
  • Evitar ficar por muito tempo, com roupas de banho molhadas.

Por: Renan Roberto Bardine

Veja também: