O Vírus Ebola é uma doença grave e rara com alta taxa de mortalidade, principal causadora da febre hemorrágica e fortes dores nas articulações, a doença se não tratada adequadamente pode causar falência múltipla dos órgãos, decorrente de hemorragia interna.
A doença teve origem na África mas hoje se espalhou por todo o mundo. Veja a origem, causas, transmissão, prevenção e tratamento do pacientes contagiados pelo Vírus Ebola.
Origem do Vírus
O Vírus Ebola surgiu na África Central em 1976 após humanos terem contato com macacos mortos e contaminados com o Vírus, alguns outros animais também podem ter o Vírus, como os Javalis e Morcegos, eles não desenvolvem a doença, mas transmitem.
Existem 5 tipos de Vírus Ebola, eles provocam os mesmos sintomas e taxa de mortalidade, mas são diferentes em sua estrutura genética. Veja quais são: Ebola Bundibugyo, Ebola Zaire, Ebola Costa do Marfim, Ebola Sudão e Ebola Reston.
Causas e Transmissão
Pessoas contagiadas com o Vírus Ebola no Brasil é raro, cerca de mil pessoas por ano. O Ebola é transmitido nas pessoas pelo contato direto com o sangue ou outros fluídos corporais de outras pessoas infectadas ou até mesmo animais.
Sintomas
Os sintomas podem variar de intenso a moderado, as dores iniciais são: Febre, dores nas articulações, dor de cabeça e fraqueza. Após os sintomas iniciais as dores podem vir acompanhada de hemorragia interna e tosse com sangue. Muitas vezes causa fadiga em excesso, confusão mental, inflamação na garganta, olhos vermelhos, petéquia (pontos vermelhos no corpo) e diarreia.
Os sinais que o indivíduo está contagiado com o Vírus Ebola têm inicio súbito e se assemelha muito a gripe ou inflamação na garganta. Os sintomas podem se manifestar por até 10 dias, em alguns casos até 20 dias.
Nos primeiros dias que aparecem os sintomas, o indivíduo deve procurar um médico o mais rápido possível, para não chegar a fase hemorrágica, que pode ter evolução do agravamento e poderá ocasionar perda de sangue e até mesmo a morte.
Prevenção e Tratamento
Para evitar ser contagiado pelo vírus é importante não ter contato com pacientes ou animais infectados, e jamais ter contato com sangue de indivíduos e animais acidentados ou mortos, lave sempre as mãos e evite contato com sangue ou fluídos corporais de infectados. É importante o paciente que tiver tido sintomas do Ebola procurar um hospital o quanto antes, a doença avança muito rápido e quando estiver em fase hemorrágica a chance de causar morte é muito grande.
Não existe um tratamento específico para combater o Vírus Ebola, é recomendado que o paciente fique isolado no hospital para receber hidratação e alimentação adequada. Pesquisas estão bastante adiantadas para criar uma vacina capaz de prevenir o contágio do Vírus Ebola.
Por: Rafael Queiroz