O Zika Vírus é uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e febre chikungunya. O vírus teve sua primeira aparição em 1947 na floresta Zika em Uganda.
O vírus zika aparentemente não acarreta complicações a quem foi picado pelo mosquito, porém, ele causa microcefalia congênita (quando é picado em gestante). O mosquito Aedes aegypti transmite o vírus da zica da seguinte forma, ele pica alguém com a doença e transmite para outras pessoas.
A América Latina, principalmente o Brasil, vem enfrentando um surto do vírus zika, existe a suspeita que o vírus veio para o país durante a Copa do Mundo de 2014, onde o país recebeu turistas do mundo todo, e junto, indivíduos com o vírus.
Sintomas do Zika vírus
Os sintomas do Zika vírus é semelhantes ao da dengue, mas com menos intensidade, geralmente desaparecem em 7 dias, mas em casos de gestante é preciso procurar urgente um médico para o diagnóstico e o acompanhamento. Se o seu bebê tiver com o Zika, pode ser mais complicado conhecer os sintomas, por isso é importante ficar de olho nos sinais, o tratamento com os bebês é o mesmo mas com outros remédios. Os sintomas do vírus zika são:
– Febre baixa
– Manchas vermelhas na pele
– Coceira no corpo
– Dores no corpo e articulações
– Dor de cabeça
– Cansaço
– Vermelhidão nos olhos
Tratamentos
O tratamento para o Zika vírus é semelhante ao da dengue, porém, requer mais atenção em gestantes. É preciso fazer a ingestão de muita água e de medicamentos antitérmicos para evitar a febre excessiva, o repouso é o conselho sempre dado pelos médicos, fazer uma alimentação rica em vitaminas e minerais ajudam o paciente recuperar mais rápido. O tempo de incubação do vírus é desconhecido, mas suspeita que seja de alguns dias, após a picada do mosquito.
Prevenção
Para se prevenir do vírus zika é importante ver se seu quintal, se tem acumulo de água parada e conversar com seus vizinhos para fazer o mesmo, a prevenção é a mesma da dengue, combater o mosquito é acabar com o problema, mas para combater o mosquito é preciso da ajuda de todos.
Microcefalia
Estudos revelam que as mães que contraíram o vírus durante a gestação tem o risco dos bebês nascerem com microcefalia, que é má formação do cérebro da criança, causando complicações do nível mental e intelectual do indivíduo. O vírus zika é capaz de penetrar a placenta durante a gestação e causar complicações ao bebê.
Procure orientação de um médico
Além de saber quais são os sintomas e se prevenir é importante procurar orientação de um médico, cada caso pode ocorrer diferentes complicações. É preciso ficar atento, principalmente se o paciente for gestante, o cuidado deve ser muito maior.
Por: Rafael Queiroz