Educação Física

Gincana

A gincana é uma atividade lúdica, que pode ser comparada a um jogo, por causa de seu caráter competitivo. Ela costuma englobar um número grande de participantes, podendo compor uma mesma equipe pessoas de várias idades e sexos diferentes.

Em uma gincana, estimula-se o lado cooperativo das pessoas. Isso porque todo trabalho desenvolvido é realizado em grupo, ou seja, os participantes de uma mesma equipe precisam ajudar-se mutuamente. Somente com essa conscientização, obtemos sucesso em uma gincana; não necessariamente o sucesso da vitória, mas o da participação, da integração e da socialização.

Uma gincana pode ser de caráter recreativo, comemorativo, cultural, social, integrativo e filantrópico.

Independentemente do tipo de gincana, é possível organizá-la com várias provas. As mais comuns são as esportivas, as de perguntas e respostas, as que envolvem resistência e as que requerem improviso.

É importante observarmos, contudo, que as provas devem ser adequadas ao tipo de gincana que estiver sendo realizada. Por exemplo, se uma gincana quer promover a socialização, as provas devem estar organizadas para esse fim.

Gincana.

Organização das equipes

Em relação à organização das equipes, precisamos ficar atentos aos seguintes pontos:

Montagem da equipe: O mais comum é que, no grupo, haja pessoas de todas as idades, assim como pessoas de ambos os sexos.

Nome da equipe: É usual nomear as equipes por cor: equipe azul, equipe vermelha, etc.

Liderança: Toda equipe deve escolher um líder, que será encarregado de resolver eventuais problemas durante a realização das provas.

Premiação: Deve ser previamente estabelecido se a equipe vencedora ganhará algum prêmio. Em caso afirmativo, o prêmio deve estar pronto para ser entregue ao final da gincana, principalmente se os participantes forem crianças. É uma expectativa que deve ser respeitada para não causar frustração.

Animador: A gincana deve ter uma pessoa que comandará todas as atividades no decorrer do evento, controlando o tempo, quando necessário, o início de cada prova, a pontuação, entre outros fatores.

Grito de guerra: Muitas vezes, a criação de um grito de guerra é uma das provas da gincana. O grito de guerra é usado para incentivar a equipe.

Placar: É necessário ter um placar onde possamos anotar, ao final de cada prova, a pontuação de todas as equipes participantes da gincana. Esse placar deve ser grande e visível a todos para garantir a fidelidade dos pontos conquistados pelas equipes.

Gincana de socialização

O objetivo principal da gincana de socialização é assimilar e compartilhar as características de um grupo e fazer parte dele. Isso é obtido por meio das provas propostas aos participantes.

A socialização está intimamente ligada à integração, pois, quando nos socializamos, passamos a integrar determinado grupo justamente por ter assimilado suas características.

Em uma gincana, esse fator é importante para o sucesso na realização das provas. Na Gincana de Socialização, a s provas mais comuns são as que trabalham a cooperação.

Exemplos de provas divertidas de uma gincana

Bambolê no círculo: dez componentes da equipe devem formar um círculo, de mãos dadas. Um bambolê será colocado no braço de um dos participantes. Ao sinal do animador da gincana, o bambolê deve ser passado por todos os participantes sem que eles soltem as mãos, no menor tempo possível.

Bola ao ar: exige a participação da equipe toda. A equipe deve estar em círculo, com fitas no punho, como pulseiras em elos, ligando uma pessoa a outra. O animador lança uma bola grande, de plástico, no meio do círculo, que deve ser rebatida e mantida no ar o maior tempo possível. Vence a equipe que mantiver a bola no ar por mais tempo, respeitado o limite máximo imposto pela prova, que, normalmente, é de 3 minutos.

Voleibol no escuro: semelhante a um jogo oficial de voleibol, mas com algumas alterações. São dez participantes por equipe e, na rede, é colocado um pano preto; os participantes podem dar quantos toques forem necessários antes de passar a bola para o campo adversário. A pontuação é feita como no voleibol, ou seja, bola no chão é ponto da equipe adversária.

Como podemos observar na descrição dessas provas, é muito importante que haja cooperação entre os integrantes da equipe envolvidos na competição.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: