Educação Física

Tênis (Jogo)

Esporte de rede divisória e parede de rebote, o tênis é considerado um esporte alternado direto, que são aqueles em que a bola deve ser diretamente devolvida para o outro lado da quadra sem integrar passes entre os jogadores. Veja a sua história e regras do jogo.

História do tênis

O tênis é, hoje, considerado um esporte elitizado. Essa associação pode ser compreendida ao levar-se em consideração seu impacto cultural e histórico. A origem do tênis de campo é incerta; evidências apontam que, na França, em meados do século XII, era praticado um esporte chamado tenez, que significa “receba”, enquanto na Inglaterra, em meados do século XIX, surgia um esporte bem similar. O tênis era praticado em local coberto e, muitas vezes, era jogado contra a parede.

Em Londres, no ano de 1877, foi realizado o primeiro torneio de tênis de campo, em Wimbledon, que acontece até os dias atuais. Essa competição foi importante para que os praticantes e órgãos reguladores atentassem para a padronização das regras do esporte. Em 1881, foi fundado o primeiro órgão regulador do tênis de campo nos Estados Unidos, evento histórico importante para a emancipação das competições de tênis pelo mundo, tendo em vista que, no mesmo ano, teve início outra grande competição do esporte, o torneio norteamericano US Open (Aberto dos EUA). A emancipação chegou até a Austrália e a França em 1905, quando foram criados o Australian Open (Aberto da Austrália) e o France Open (Aberto da França, ou Torneio de Roland-Garros). Juntas, essas quatro competições são consideradas as mais importantes do esporte, sen- do chamadas de Grand slams ou ajors.

A prática foi inserida nos Jogos Olímpicos em 1896, mas retirada em 1924. O tênis de campo só voltou ao quadro olímpico em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, e se mantém até hoje.

Regras do tênis

Disputado entre duas pessoas ou duas duplas, o tênis é uma modalidade que tem um sistema de contagem de pontos peculiar, composto por sets e games.

Game

Para ganhar um game, o jogador deve fazer 4 pontos, que serão contados na seguinte sequência: 15, 30, 40 e game. Ou seja, ao fazer o primeiro ponto, o jogador está vencendo de 15 x 0; ao realizar o segundo ponto, o placar fica em 30 x 0. Caso o placar chegue a 40 x 40, o game é disputado em sistema de vantagem, ganhando quem pontuar duas vezes seguidas.

Set

O set é um agrupamento de games, e sua contagem é feita por um, dois, três, quatro, cinco e set. Quando há empate de 6 x 6, disputa-se um tie-break. Nesse desempate, o vencedor deve conquistar sete pontos, com vantagem de dois pontos sobre o adversário. Ou seja, quando um jogador vence quatro pontos, ele ganha um game, e quando vence seis games, ele ganha o set.

Pontuação

Um ponto é válido quando a bola quica no outro lado da quadra sem o oponente rebatê-la. Durante o jogo, a bola só pode bater na raquete, exceto no saque, quando a bola é lançada para cima com uma das mãos.

O jogador não marca ponto nas seguintes situações: caso a bola pingue duas vezes em algum dos lados da quadra; caso ela pingue fora dos limites da quadra; ou se ela não for capaz de ultrapassar a rede.

Um ponto é perdido quando um jogado falha ao devolver a bola, ao tocar na rede com a raquete ou com o corpo, ao dar duplo toque na bola com a raquete, ao rebater a bola contra a rede, ao ser atingido com a bola ou ao rebater a bola antes dela passar da rede.

Jogadora de tênis de campo executando uma rebatida, gesto técnico que representa tanto um meio de se defender, como de atacar. A maioria das regras que se encontram em vigência atualmente foi estabelecida pela Federação Internacional de Tênis, a partir de 1924.

Saque

Cada game acontece com um dos dois jogadores sacando; a cada mudança de game, a posse de bola no saque também é trocada. Cada jogador tem direito a duas tentativas de saque; caso erre a segunda tentativa, o oponente pontua automaticamente. Também é importante ressaltar que, durante um saque, se a bola tocar na rede e cair no outro lado, o saque volta e não é contado como tentativa.

O saque mais usado é caracterizado por arremessar a bola no ar e, com um movimento brusco, bater na bola com a “cabeça” da raquete. A pessoa que saca precisa estar atrás da linha-de-fundo e, no primeiro saque ele deve estar à direita da quadra.

Um correto saque deve mandar a bola por sobre a rede e cair na área de saque (o famoso “quadradinho”) adversária diagonalmente.

Quadra

Uma quadra de tênis normal tem 23,77 m de comprimento. Para jogos de simples (apenas 2 jogadores em quadra) a largura é de 8,23 m e para jogos de duplas, 10,97 m. A rede divide a quadra em duas metades iguais e fica, ao centro, a 1,06 cm do solo. A área de serviço (onde devem ser encaixados os saques) tem 6,4 m de comprimento e 4,1 m de largura.

A quadra é repartida em dois quadrados próximos da rede e um retângulo maior, que representa o fundo de quadra, o jogador que saca deve se posicionar em uma metade do fundo da quadra (pisando fora dela), e seu saque deve ser na diagonal, dentro do quadrado próximo à rede no campo do adversário. Ou seja, se um jogador se posiciona no fundo da quadra à direita, seu saque deve percorrer uma trajetória diagonal para acertar a direita da quadra do oponente (dentro do quadrado próximo à rede), e a cada ponto a posição do sacador muda (da direita para a esquerda e vice-versa).

Dimensões da quadra de tênis. Observe os quadrados próximos à rede que representam a área de recepção de saque, que deve receber o saque de forma diagonal.

Existem diversas quadras para se jogar tênis de campo. As mais famosas são as quadras de grama, que favorecem jogos mais rápidos (Wimbledon), quadras de saibro (tipo de terra similar ao pó de tijolo), que favorecem jogos lentos e o deslocamento dos jogadores pela terra (Aberto da França), e as quadras duras, que podem ser de concreto ou borracha, favorecendo trocas mais rápidas entre os jogadores e saques mais potentes (Aberto da Austrália e Aberto dos Estados Unidos).

Bola

A bola, tradicionalmente de coloração amarela, é oca e feita de borracha e fibra sintética. Para jogos informais, a raquete, pode ter qualquer peso, qualquer tamanho ou qualquer construção. A maioria das raquetes tem 68,6 cm de comprimento e 22,9 cm de largura e pesam em torno de 368,5-425,2 g (13-15 oz).

Rede

As cordas são feitas de nylon, plástico ou de tripas animais. Originalmente, as raquetes eram feitas de madeira, mas a partir dos anos 80 esse material ficou ultrapassado e passou-se a fabricar raquetes a base de fibras, grafite e plástico (nos anos 90 também com um material muito resistente: o Kevlar – usado em coletes à prova de balas).