01. (UnB) A Bacia do Ruhr, na Europa Ocidental, é uma região caracterizada:
a) por um microclima extremamente frio e seco;
b) pela presença de um complexo urbano-industrial;
c) por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;
d) pela existência de lençóis petrolíferos;
e) pela presença de altas cadeias montanhosas.
02. A Irlanda ou Eire tem a sua economia baseada principalmente:
a) na atividade rural;
b) na atividade industrial;
c) na frota marinha mercante;
d) na atividade pesqueira;
e) na pecuária.
03. (MACK) Na Holanda, a área de planície sujeita à inundação pelo mar ou pelos rios, protegida por diques e utilizável para práticas agrícolas, recebe o nome de:
a) punas
b) horst
c) pôlder
d) necks
e) boulders
04. Como se explica a queda do produto interno bruto (PIB) dos países da Europa Oriental?
05. O crescimento dos países industrializados diminuiu sensivelmente no início da década de 90. A recessão conduziu a uma relativa estagnação das atividades e foi mais prolongada do que se esperava. Por quê?
06. Considere os itens abaixo para responder à questão.
I. Países do Leste Europeu enfrentam, em geral, dificuldades de adaptação à economia de mercado, que se traduzem em desemprego, falta de moradia e baixos salários.
II. Países do Ocidente Europeu esforçam-se no sentido da integração econômica, visando a consolidação de um espaço único no mercado, inclusive tendo em vista a implantação de uma moeda própria.
III. Países do Leste Europeu recuperam-se rapidamente do período em que permaneceram sufocados pelo poder da ex-União Soviética e começam a despontar política e economicamente no mercado internacional.
IV. Países do Ocidente Europeu têm sua população favorecida, financeira e economicamente, devido ao seu alto nível de industrialização e aos elevados índices de padrão de vida, com desemprego em torno de 1%.
V. Países do Leste Europeu esforçam-se para adaptar suas economias à nova situação de mercado e os conflitos gerados pelas diferenças culturais e étnicas estão em vias de superação.
Dentre as alternativas abaixo, a que correta e respectivamente caracteriza, na atualidade, o grupo de países do Leste e do Ocidente Europeu:
a) I – II
b) II – V
c) IV – V
d) I – IV
e) III – IV
07. O Leste Europeu busca uma maior aproximação com o Ocidente, visando ao possível ingresso na União Europeia. Entre os países que mais avançaram no processo de transição da economia planificada para a de mercado, destacam-se:
a) Polônia – diversificação industrial, contínuo crescimento da renda per capita – e Albânia – elevada produção agropecuária atraindo investimentos externos.
b) República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego – e Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita.
c) Romênia – privatização das estatais com geração de muitos empregos – e Polônia – diversificação industrial, contínuo crescimento da renda per capita.
d) Albânia – elevada produção agropecuária atraindo investimentos externos – e República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego.
e) Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita – e Romênia – privatização das estatais com geração de muitos empregos.
08. (PUC) A principal área industrial da Europa Ocidental é a região:
a) de Lille, no norte da França;
b) do Ruhr, na República Alemã;
c) da Sicília, no Sul da Itália;
d) de Manchester, na Inglaterra;
e) da “mesetas”, na Espanha.
09. “Graças às abundantes reservas carboníferas existentes em seu território e à grande importação de outras matérias-primas, o país transformou-se em centro econômico-industrial, no século XIX.”
O texto melhor caracteriza:
a) O Reino Unido
b) A Alemanha
c) A Itália
d) O Canadá
e) Os Estados Unidos
10. O que são polders?
a) alto potencial hidrelétrico da Península Escandinava;
b) área de relevo montanhoso;
c) bipolarização do mundo em dois blocos;
d) áreas conquistadas do mar, através da construção de diques;
e) uniões supranacionais, como Benelux e Mercado Comum Europeu, com a finalidade de ampliar o comércio e a indústria, desenvolvendo as economias regionais.
Leia o artigo: A economia da Europa
Respostas:
01. B | 02.A | 03. C |
04. 1º) Falta de infra-estrutura, escassez de matérias-primas e de divisas, atraso na aplicação das reformas adotadas, desmoronamento do sistema de produção por falta de reformas. Em algumas regiões a queda da produção foi ainda maior devido às agitações sociais e até mesmo por causa da guerra na antiga Iugoslávia.
2º) Desmoronamento do principal mercado de exportação do Leste Europeu – o soviético – e uma grande deterioração das condições do comércio, principalmente em relação ao petróleo, que precisou ser pago ao preço mundial e em espécie (importado da ex-URSS).
3º) As políticas fiscais e monetárias bastante restritivas aplicadas com objetivo de frear a inflação – que havia expandido por ocasião da liberação dos preços e salários – também contribuiu para a a grande diminuição da produção.
05. 1º) O nível muito elevado da dívida acumulada pelo setor privado. As industrias reduziram seus investimentos a fim de pagar suas dívidas.
2º) A política monetária excessivamente restritiva aplicada pela Alemanha (1990) deu origem a grandes despesas políticas. Essas despesas estimularam muito a economia, mas um superaquecimento das tensões inflacionárias sobreveio logo em seguida, com um aumento das taxas de juros sobre as atividade econômicas que cada vez mais se fazia sentir.
3º) A terceira explicação para a fraqueza atual da retomada das atividades econômicas: a política fiscal seguida pelos países, evitando medidas de incentivos fiscais. Vários governos refrearam despesas públicas, agravando com isso a diminuição do consumo.
06. A | 07. B | 08. B | 09. A | 10. D |