Exemplos de nossas vidas nos põem diante de situações nas quais não cabe uma única resposta. O que vemos, o que presenciamos e o que percebemos não oferecem em sentido imediato e levamos tempo para organizar uma explicação.
Há sem dúvida, uma série de situações que desequilibram nossa capacidade de interpretação, e para ela, buscamos soluções que nos acalmem os ânimos, devolvendo a ideia de ordem que possuímos antes.
Exemplo: Um menino esta em um sábado na rua a tarde bem tranquilo andando na rua, quando ele menos espera, se depara acertado na cabeça, por uma bala partida, e tem logo alguns minutos de morte cerebral.
Provavelmente uma distração que ele tivesse minutos atrás, poderia evitar uma morte. Esse tipo de coisa se aplica ao nosso dia-a-dia.
E nós sempre ficamos sem resposta.
Ou talvez um simples gesto que fazemos pode ter significado,que não sabemos assim se é verdade ou não. Mas mesmo assim continuamos a fazer.
Exemplo: O sinal da cruz, bater três vezes na madeira após falarmos algo indesejado.
Qual seria a explicação para isso?
Poderíamos dizer, que é superstições, crença ou simpatia
Por que precisamos dar uma resposta para tudo que vemos ou pensamos e nem sempre encontramos uma resposta.
Como também ficamos sem resposta quando pessoas tem ideias diferentes morando no mesmo lugar e convivendo com os mesmos problemas. O que precisamos perceber é que necessitamos de explicação. Por isso tentamos achar respostas para nossas perguntas.
Conclusão
A organização do sentido e do pensamento são situações que acontecem em nossas vidas em nosso dia-a-dia e fazemos várias perguntas sobre o que houve e não encontramos uma resposta.
Nós necessitamos de explicação e com isso tentamos achar respostas para nossas perguntas. Muitas vezes nos deparamos em situações nas quais não conseguimos achar soluções para elas e com isso fazemos perguntas que muitas vezes não conseguimos achar as respostas.
Os simples gestos que fazemos como o sinal da cruz, bater três vezes na madeira após falarmos algo indesejado são simples gestos que fazemos que podem ter significado mas não sabemos qual e a explicação para isso poderíamos dizer que são superstições.
Nós necessitamos de explicação e com isso tentamos achar respostas para nossas perguntas. Muitas vezes nos deparamos em situações nas quais não conseguimos achar soluções para elas e com isso fazemos perguntas que muitas vezes não conseguimos achar as respostas.
Senso comum e conhecimento científico
O conhecimento do mundo é marcado pela forma que vemos e compreendemos o mundo. O que nos leva a querer conhecer as coisas é a necessidade de nos informar sobre os fatos que ocorrem.
Senso comum: É algo não muito confiável.
Conhecimento científico: É certo ou não.
Muitas vezes nos deparamos em situações que existem duas respostas pelo fato acontecido.
Exemplo: Um menino passou foi atropelado…
Bibliografia
Apostila positivo 2005 pág 7 a 12