Área da Física estuda as cargas elétricas e os corpos eletrizados a eletrostática é um segmento da eletricidade, estudando tanto especificidades quanto comportamento das cargas elétricas em situação de repouso. Outro ponto de estudo da eletrostática são os corpos que se tornam eletrizados, ou seja, que recebem eletricidade. Um exemplo de acontecimento eletrostático é o choque ao tocar uma blusa de lã.
A existência das cargas elétricas foi percebida por vários pensadores, sendo um deles bastante famoso na área de Exatas: o Tales de Mileto. A propriedade do âmbar de produzir palha, depois de sofrer atritos, foi descoberta por ele em 600 a.C.
Um conceito importante é o de corpo eletrizado: esse é o corpo que, por algum motivo, adquiriu a capacidade de atrair outros corpos, manifestando eletricidade. Já o corpo que não está eletrizado é chamado de neutro. Sendo assim, a eletrostática estuda os corpos que atraem outros através da manifestação da eletricidade.
Há dois conceitos que se opõem: condutor e isolante. Há substâncias que isolam a eletricidade, como o vidro, sendo chamados isolantes. Já as substâncias que conduzem eletricidade são chamadas condutores, como os metais. Outro termo importante é eletrização, sendo este o processo pelo qual um corpo passa a atrair outro mediante a eletricidade.
A eletrostática se baseia em alguns princípios, como o da atração e repulsão e o princípio da conservação de energia. O princípio da atração e repulsão diz que duas cargas de mesmo sinal se repelem e duas cargas de sinais contrários se atraem.
Já o princípio da conservação de energia é aplicado a toda a Física. Quando se refere à eletricidade, é chamado de princípio da conservação da eletricidade ou de conservação da energia elétrica. Esse princípio diz que em um sistema isolado de corpos, a energia elétrica é constante, desde que não ocorra transformação de energia elétrica para outras formas de energia.
Tanto o princípio da atração e repulsão quanto o princípio da conservação de energia são tidos como princípios fundamentais. Esses princípios ocorrem em meio à natureza e são base para outros pensamentos dentro da Física. Outro ponto importante é que há dois tipos de eletrização: a eletrização por contato e a eletrização por indução eletrostática.
A eletrização por contato ocorre quando dois corpos condutores estão próximos uns aos outros. Quando um desses corpos se eletriza, ele se torna estável e sua carga é redistribuída, eletrizando o outro corpo também. Já a eletrização por indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado conduz energia a um corpo que está neutro. Os corpos não terão contato entre si, havendo apenas a movimentação das cargas elétricas.
Por fim, a lei de Coulomb é importante e faz referência à atração e repulsão de cargas com dimensão e massa desprezíveis. A fórmula para cálculo é F= K. q1.q2/ d², onde F é força de atração ou repulsão entre partículas eletrizadas que são proporcionais às cargas q1 e q2 e também inversamente proporcionais à distância, sendo K uma constante de proporcionalidade,
Por: Gabriele Ferreira
Veja também:
- Força Eletrostática
- Força Eletrostática – Exercícios
- Condutor em equilíbrio eletrostático – Exercícios
- Carga Elétrica
- Campo Elétrico