Imagine dois objetos eletrizados, com cargas de mesmo sinal, inicialmente afastados. Para aproximá-los, é necessária a ação de uma força externa, capaz de vencer a repulsão elétrica entre eles.
O trabalho realizado por esta força externa mede a energia transferida ao sistema, na forma de energia potencial de interação elétrica.
Eliminada a força externa, os objetos afastam-se novamente, transformando a energia potencial de interação elétrica em energia cinética à medida que aumentam de velocidade.
O aumento da energia cinética corresponde exatamente à diminuição da energia potencial de interação elétrica.
Carga Elétrica (Fixa)
– Energia Potencial Elétrica é a energia armazenada;
– Em um deslocamento de carga não há variação de energia, a energia potencial está apenas modificando em potencial para cinética;
· O aumento na distância reduz a energia, logo:
– E1 > E2;
– V1 > V2;
Obs.:
-Quanto maior a aproximação entre as linhas de força, maior será o campo elétrico;
– O potencial elétrico (V) ao longo da linha diminui;
– Na mesma linha não há variação de energia, logo não há trabalho (Cos 90º = 0);
T = Ep1 – Ep2 (Ep2 é desconsiderada pois tende ao infinito):
– Se variar de energia potencial para cinética, então há trabalho; T = K . Q . q / d
T = Ep1
– Logo:
E = K . Q . q / d : Referencial no infinito;
E . d = U
Potencial elétrico
Com relação a um campo elétrico interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo.
Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico. Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela.
Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto.
Ou seja: No eletromagnetismo, potencial elétrico ou potencial eletrostático é um campo equivalente à energia potencial associada a um campo elétrico estático dividida pela carga elétrica de uma partícula-teste.
A unidade de medida do SI para o potencial é o volt. Como um bom potencial, apenas diferenças de potencial elétrico possuem significado físico. O potencial elétrico gerado por uma carga pontual q a uma distância r é, a menos de uma constante arbitrária, dado por:
Como o potencial é uma quantidade linear, o potencial gerado por várias cargas é a soma dos potenciais gerados por cada uma delas como se estivessem sozinhas.
Autoria: Rafael Dutra