Das necessidades humanas e da análise de circuitos elétricos, existe um tipo de elemento muito importante de se tratar separadamente. Esse elemento é denominado receptor elétrico.
Ao contrário dos geradores elétricos que transformam qualquer tipo de energia em essencialmente energia elétrica, os receptores elétricos fazem o processo contrário, no entanto possuem como função básica a transformação de energia elétrica em qualquer tipo de energia não elétrica e que não seja apenas energia térmica, pois tais elementos que fazem apenas essa transformação são denominados resistores.
Um esquema pode servir para entender melhor o conceito de receptores elétricos:
Como exemplos práticos e concretos, podem ser citados alguns tipos de receptores elétricos que fazem o processo de transformar energia elétrica em energia mecânica como: liquidificador, ventilador, batedeira e etc.
Na prática vale a pena entender que a energia elétrica não será totalmente transformada em outro tipo apenas, pois uma fração menor dessa energia irá se transformar em energia térmica devido a presença da resistência interna r e do efeito joule. Já a outra grande parte se transformará em outro tipo de energia que se queira obter.
A estrutura de um receptor elétrico é basicamente a mesma de um gerador elétrico com apenas uma diferença. Os receptores possuem polos trocados, ou seja, a corrente elétrica entra pelo polo positivo e sai pelo polo negativo. Em termos de análise de circuitos, os receptores podem ser entendidos como sendo um gerador de polos trocados.
Uma representação de receptor esta ilustrada abaixo:
Onde: E = força contra eletromotriz
i = corrente elétrica
r = resistência interna
U = tensão elétrica entre os pontos A e B
É preciso entender de onde vem a energia elétrica que será transformada em outro tipo de energia. Sabe-se que os geradores transformam energia de qualquer tipo em energia elétrica para o circuito, logo essa energia elétrica que será transformada pelo receptor só poderá vim dos geradores. Então, uma conclusão importante pode ser tirada.
CONCLUSÃO:
Os receptores só funcionam se estiver associado a eles um gerador que fornecerá a energia elétrica que será convertida em outra forma de energia.
Um esquema de associação de gerador, receptor esta indicado abaixo.
Como os receptores possuem polos trocados em relação aos geradores, a diferença de potencial entre seus polos é denominada força contra eletromotriz. E então como nos geradores pode-se pensar na equação característica de um receptor elétrico.
Matematicamente a equação que rege esses elementos pode ser equacionada da forma:
U = E’ + r’.i
Onde: U = tensão elétrica
E’ = força contra eletromotriz
r’ = resistência interna do receptor
i = corrente elétrica
FONTE:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Receptor_el%C3%A9trico
- http://www.fismat.net.br/aulas%20de%20f%C3%ADsica/aula-eletricidade/Receptores%20eletricos.pdf
Por: Luíz Guilherme Rezende Rodrigues