Pode-se agrupar as diversas manifestações da energia em energia química, energia térmica, energia mecânica, energia elétrica, energia magnética e energia radiante ou solar.
Energia química
A energia química é aquela armazenada na estrutura interna dos materiais. Ela pode ser aproveitada por meio das reações químicas, como, por exemplo, as combustões.
Também é uma energia química a energia nuclear, que pode tomar-se disponível a partir de reações nucleares de elementos como o urânio e o plutônio.
Outro exemplo de energia química é a que proporcionam as pilhas. Nesse caso, a energia química envolvida nas reações que ocorrem na pilha é convertida em energia elétrica.
Na combustão, emprega-se a energia química armazenada em uma substância (como gás, óleo, petróleo e fósforo) para gerar calor.
Energia térmica
Quando um objeto é aquecido, a energia térmica está sendo transferida. A energia térmica (ou calor) é a energia que se transfere de um corpo para outro, daquele que está com uma temperatura maior para o que está com uma temperatura menor.
A energia térmica que um corpo apresenta depende de duas grandezas: de sua temperatura e de sua quantidade de matéria.
A teoria cinética explica a relação:
- Quando a temperatura aumenta, as partículas que formam o corpo movem-se (ou vibram) com maior intensidade, ou seja, têm mais
- Se existe mais matéria, haverá um maior número de partículas em movimento (ou vibrando), o que faz com que a energia total seja maior.
Nos altos-fornos e nas fornalhas, aquece-se o metal para dar-lhe forma. O que ocorre é uma transferência de energia térmica do forno para o metal. Essa energia térmica é capaz de alterar a estrutura interna do metal, o que modifica suas propriedades (sua capacidade de ser moldado, por exemplo).
Energia mecânica
A energia mecânica é a energia que um corpo possui devido ao seu movimento (energia cinética) ou à sua tendência de se movimentar (energia potencial). A energia sonora é um exemplo de energia mecânica.
Nas regiões elevadas do trilho, os vagões de uma montanha-russa apresentam bastante energia potencial. Ao começarem a descer, no entanto, sua energia potencial vai reduzindo e transformando-se em energia cinética.
Energia elétrica
A eletricidade é imprescindível para que ocorra a grande maioria de nossas atividades diárias. Chama-se energia elétrica a energia obtida a partir do movimento das cargas elétricas.
Em uma lâmpada, o filamento é aquecido quando a eletricidade passa por ele. O aquecimento toma o filamento incandescente, proporcionando luz.
Energia magnética
A energia magnética é devida às ações magnéticas. Assim, uma peça de ferro nas proximidades de um ímã possui uma energia que é função de sua posição, podendo ser considerada como uma energia potencial.
O exemplo mais típico de utilização da energia magnética é o trem bala, no qual existem ímãs em suas estruturas e trilhos gerando uma grande energia repelente, essa energia é a que cria rotação em suas rodas e os impulsiona fazendo-os atingir grandes velocidades.
Energia radiante
A energia radiante é a energia transmitida pelas ondas eletromagnéticas, que são a luz visível, as ondas de rádio e os raios X, dentre outras.
A energia radiante pode ser utilizada de diversas maneiras, como, por exemplo, para aquecer a água ou para produzir eletricidade, no caso de tratar-se da energia transportada pela luz visível proveniente do Sol.
Ao apertar uma tecla do controle remoto, este emite radiação eletromagnética (infravermelha), a qual atinge o detector da televisão ou do equipamento de música por exemplo, e provoca nos aparelhos uma alteração: aumento ou diminuição de volume e variação do brilho da imagem, por exemplo.
Por: Paulo Magno da Costa Torres
Veja também:
- Fontes de Energia
- Energia Cinética, Potencial e Mecânica
- Energia Hidrelétrica
- Energia Solar
- Energia Eólica
- Energia Nuclear