A hidrostática é o ramo da física que estuda os fluídos em geral que estejam em repouso, ou seja, que não existam forças atuando no sistema.
Apesar de a hidrostática referir-se ao estudo dos fluídos em geral (podendo ser líquidos ou gasosos) o termo hidrostático refere-se ao primeiro estudo realizado nessa área e que se referia a água. Em hidrostática, alguns elementos podem ser definidos para facilitar o estudo dos fluídos em questão. Tais elementos encontram-se enumerados abaixo:
1. Massa específica ou densidade absoluta
A massa específica é uma característica da substância que constitui o corpo e é obtida pelo quociente entre a massa e o volume do corpo, quando este é maciço e homogêneo. A unidade de massa específica no SI é o kg/m3, mas também é muito utilizada a unidade g/cm3.
1 g/cm3 = 1000 kg/m3.
Importante
Densidade e densidade absoluta são grandezas físicas diferentes. Observe que podemos obter qualquer das duas grandezas utilizando a fórmula acima, porém, só teremos a densidade absoluta ou massa específica se o corpo em questão for maciço e homogêneo, de outra forma, o que estaremos obtendo é uma característica do corpo chamada densidade.
- Massa específica ou densidade absoluta: característica da substância que compõe o corpo.
- Densidade: característica do corpo.
2. Pressão
Pressão é uma grandeza física obtida pelo quociente entre a intensidade da força (F) e a área (S) em que a força se distribui.
No caso mais simples a força (F) é perpendicular à superfície (S) e a equação fica simplificada
A unidade de pressão no SI é o N/m2, também chamado de Pascal.
Relação entre unidades muito usadas:
1 atm = 760 mmHg = 105N/m2.
3. Pressão de uma coluna de líquido
A pressão que um líquido de massa específica m, altura h, num local onde a aceleração da gravidade é g exerce sobre o fundo de um recipiente é chamada de pressão hidrostática e é dada pela expressão:
Se houver dois ou mais líquidos não miscíveis, teremos:
4. Teorema de Stevin
A diferença de pressão entre dois pontos, situados em alturas diferentes, no interior de um líquido homogêneo em equilíbrio, é a pressão hidrostática exercida pela coluna líquida entre os dois pontos. Uma cosequência imediata do teorema de Stevin é que pontos situados num mesmo plano horizontal, no interior de um mesmo líquido homogêneo em quilíbrio, apresentam a mesma pressão.
Se o ponto A estiver na superfície do líquido, a pressão em A será igual à pressão atmosférica.
Então a pressão p em uma profundidade h é dada pela expressão:
5. Princípio de Pascal
A pressão aplicada a um líquido em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente que o contém.
Prensa hidráulica
6. Empuxo
Empuxo é uma força vertical, orientada de baixo para cima, cuja intensidade é igual ao peso do volume de fluido deslocado por um corpo total ou parcialmente imerso.
Esfera A) E = P
A esfera A está em repouso, flutuando na superfície do líquido. Isto acontece quando a densidade do corpo é menor que a densidade absoluta do líquido e, neste caso, o empuxo recebido pelo corpo é igual ao seu peso.
Esfera B) E = P
A esfera B está em repouso e totalmente imersa no líquido. Isto acontece quando a densidade do corpo é igual à densidade absoluta do líquido e, neste caso, o empuxo recebido pelo corpo é igual ao seu peso.
Esfera C) E + N = P
A esfera C está em repouso, apoiada pelo fundo do recipiente. Isto acontece quando a densidade do corpo é maior que a densidade absoluta do líquido e, neste caso, o empuxo é menor que o peso do corpo.
7. Peso aparente
É a diferença entre o peso do corpo e o empuxo que ele sofreria quando imerso no fluido.
Por: Silvana Paula Pereira
Veja também:
- Exercícios de Hidrostática
- Galileu Galilei
- Biociclos aquáticos: talassociclo e limnociclo
- Corrente Elétrica
- Arquimedes