Mecânica

Movimento Retilíneo

Movimento retilíneo, é aquele em que a trajetória descrita por um corpo no espaço é uma linha reta. Um automóvel que se desloca em uma estrada retilínea com velocidade constante está animado de um tipo particular de movimento retilíneo.

Uma pedra que cai verticalmente em queda livre também está em movimento retilíneo, embora este não seja uniforme pois a aceleração da gravidade faz com que a velocidade não fique constante. Há vários tipos de movimento retilíneo. Se a velocidade do corpo permanece constante como no primeiro exemplo, o movimento é dito retilíneo uniforme (M. R. U.).

Se a velocidade do corpo variar de modo uniforme, isto é, se o corpo estiver animado de uma aceleração constante, como no segundo exemplo acima, o movimento será chamado de uniformemente variado (M. R. U. V.). No entanto, a maior parte dos movimentos não acontece com velocidade ou aceleração constantes, e são na verdade muito complexos. O conhecimento desses dois movimentos básicos, porém, facilita em muito o estudo dos movimentos mais complexos.

Alguns conceitos importantes para entender esse movimento

Há alguns tipos de movimentos retilíneos diferentes e um desses tipos é o movimento retilíneo uniforme, conhecido como MRU. O movimento retilíneo é uniforme quando a velocidade desse corpo se mantém constante durante o deslocamento realizado.

Quando há uma variação uniforme na velocidade do objeto deslocado, o movimento passa a ser chamado de movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Apesar disso, a grande maioria dos movimentos de deslocamento apresenta maior complexidade e não são constantes.

Há alguns conceitos da Física que são necessários para entender o movimento retilíneo e o primeiro dele é a noção de espaço, que significa a posição de um móvel e é representado pela letra S. A variação de um móvel se faz em relação a um tempo, então leve-se em conta que ela é uma variação de tempo (t).

Há um elemento importante também: a variação de deslocamento ou espaço, representada por Δs. O deslocamento é definido através da diferença de sua posição final e sua posição no início da trajetória e a equação matemática é: Δs= Sf-Si.

Outra variação importante é a variação do tempo: Δt. Se quando um skate se deslocou 15m com relação a um referencial ele estava a 5s e quando alcançou um deslocamento de 30m ele estava a 7s. Assim, a variação de tempo vai ser Δt = Tf –Ti = 7s-2s= o tempo total é de 5s.

Um conceito importante de se entender no que diz respeito ao movimento retilíneo é o de aceleração média, que significa a razão entre o espaço percorrido e o tempo que essa trajetória levou para ser feita. Isso é calculado da seguinte forma: am=Δs/Δt, sendo a unidade de aceleração expressa por m/s².

Autoria: Danielle Teixeira

Veja também: