O plano inclinado talvez tenha sido criado na Grécia antiga para resolver problemas existentes naquela sociedade primitiva.
Sem dúvida um dos principais precursores da engenharia foi sábio e filósofo Arquimedes. Apesar de poucos relatos e documentos, atualmente alguns estudiosos acreditam que Arquimedes tenha sido o primeiro engenheiro de fato existente. O grande diferencial de Arquimedes dos outros pensadores da época é que ele fazia tudo de forma absolutamente diferente trabalhando não apenas com pensamentos, mas também na prática deles.
Uma das áreas que Arquimedes mais se dedicou na vida foi o estudo das máquinas simples e por incrível que parece hoje, ainda se utilizam as ferramentas criadas por ele para desenvolver trabalhos altamente pesados.
Graças a Arquimedes hoje existem sistemas considerados como base no funcionamento de qualquer máquina existente. Tal sistema constitui:
- Plano inclinado
- Polias ou roldanas
- Alavanca
As máquinas desenvolvidas por Arquimedes hoje podem ser consideradas de alta tecnologia para a época e graças a sua contribuição, a física conseguiu se desenvolver.
Agora conhecido um pouco da história, pode-se avançar ao estudo do plano inclinado.
O plano inclinado nada mais é do que um plano que se encontra em um desnível, ou seja, o seu ponto de início se encontra em uma altura diferente em relação ao seu ponto final. Fisicamente ele é muito importante, pois para mover um corpo qualquer em sua superfície é necessária uma força de módulo bem menor do que se o corpo estivesse em um plano totalmente na vertical.
A análise do movimento de um corpo sobre um plano inclinado pode ser bem complexa. Mas de maneira geral basta tomar alguns cuidados como:
- Verificar onde se encontra a força normal
- Verificar onde se encontra a força peso
- Decompor corretamente os vetores em eixos perpendiculares ou paralelos ao da superfície do plano inclinado.
Veja o artigo: Força Peso e Força Normal.
Vale lembrar que força peso e força normal nunca podem formar um par de forças de ação e reação, visto que a força peso é uma força de campo já a força normal é uma força de contato. Além disso, vale lembrar que a força peso sempre aponta para o centro da terra.
Um esquema de um sistema envolvendo movimento de corpos sobre um plano inclinado está ilustrado abaixo. Perceba que as forças estão já decompostas no sistema.
Para finalizar, basta somar as forças em cada eixo visto que muitas delas podem estar em sentidos contrários.
Por: Luíz Guilherme Rezende Rodrigues