A Óptica Geométrica descreve os fenômenos através da geometria, sem se preocupar com o que é a luz.
São dois os criadores da óptica geométrica: René Descartes e Carl Friedrich Gauss.
René Descartes: Filósofo e matemático Francês, considerado um dos fundadores da filosofia moderna. Aos oito anos estudou línguas clássicas, lógica, ética, matemática, física e metafísica. Desde logo impressionou seus mestres pela profundidade e independência de caráter e pela insistência em não aceitar sem reflexão s ensinamentos e opiniões recebidos. Aos 17 anos, já havia aprendido tudo que, em seu tempo, era ensinado nas escolas. A partir de 1612, pouco se sabe o que fez, isso até 1618, quando saiu da França. Entre 1619 e 1620, é que deve ter tido a intuição da geometria analítica e de um novo método para a organização de sua filosofia. Escreveu a maioria de suas obras na Holanda. Em 1650 faleceu na cidade de Estocolmo, na Suécia.
Sua filosofia esforça-se em suma, por conciliar a religião e a ciência, sofrendo a influencia da ideologia burguesa do século XVII, que refletia, ao lado das tendências progressistas da classe em ascenção na França, o temor das massas populares. Foi Descartes o fundador da Geometria Analítica.
Em sua física, sustentava que a natureza é um conjunto de partículas materiais. A essência da matéria seria a extensão e o movimento do mundo material eterno, desenvolvendo-se de acordo com as leis da mecânica.
Suas principais Obras fora: Regras para a Direção do Espírito, o Tratado do Homem (1628); e O Mundo ou Tratado da Luz (1633); Discurso do Método (1637); Meditações sobre a Filosofia Primeira (1641), Princípios da Filosofia (1644).
Gauss, Carl Friedrich: como expressões do reconhecimento de suas importantes contribuições para a fisica e a matemática moderna, o alemão Gauss, matemático, físico e astronomo, teve seu nome utilizado para designar uma unidade de medida magnética e uma conhecida lei de probabilidade, definida graficamente por meio da chamada curva de Gauss.
Johann Friedrich Carl Gauss nasceu em Braunschweig em 30 de abril de 1777. filho de camponeses pobres, encontrou apoio do tio e da mãe para estudar.
Aos três anos já era capaz de efetuar algumas operações aritméticas. Aos 10 anos, Gauss iniciou seus estudos regulares de matemática, surpreendendo os professores pela facilidade com que realizava complicadas operações e com que aprendia línguas. Em 1792, estudou obras mais notáveis de Euler, Lagrange e Newton. É nessa fase que Gauss principiou suas pesquisas sobre a aritmética superior, que o imortalizaram com o titulo de “príncipe da matemática”. Em 1799 doutorou-se com uma tese cujo tema era uma prova do teorema fundamental da álgebra. Alem disso, Gauss formulou e provou esse teorema sem recursos a números complexos.
Nomeado em 1807 professor de astronomia e diretor do observatório da Universidade de Göttingen, ampliou seu interesse pela resolução de problemas astronômicos. Seus cálculos a respeito da mecânica celeste resultaram no desenvolvimento de um novo método para a determinação da órbita dos asteroides. Em 1812, Gauss publicou seu famoso algoritmo dos mínimos quadrados, que lhe permitiu pela primeira vez o tamanho e forma aproximados da Terra.
Os trabalhos de Gauss estenderam-se também à física, principalmente nos setores da óptica e do magnetismo. Dotado de grande habilidade manual, construiu e aperfeiçoou instrumentos de medição da luz e das distancias astronômicas. Deve-se, a ele ainda a invenção do telegrafo elétrico e do magnetômetro.
Aos 68 anos, Gauss aprendeu russo. Nessa época, a maior parte de seu tempo era absorvido pela política internacional e pela matematica. Entre suas obras principais, a maioria publicada postumamente, devem-se lembrar as Discussões Aritméticas (1798) e a Teoria do Movimento dos Corpos Celestes (809). Gauss morreu em Görtingen em 23 de fevereiro de 1855.
Veja também:
- Aplicações da óptica na vida cotidiana
- Fenômenos Ópticos – Exercícios
- Instrumentos Ópticos
- Fibras Ópticas