Termologia

Escalas Termométricas

Num termômetro, chama-se escala termométrica as divisões que o mesmo possui, relacionadas com números.

Abordaremos três escalas, uma que é utilizada no Brasil e na maior parte do mundo que é a escala Celsius desenvolvida pelo físico sueco Anders Celsius (1701 – 1744).

A segunda escala é utilizada pelo Estados Unidos é a escala Fahrenheit desenvolvida por Daniel G. Fahrenheit (1685 – 1736).

A terceira é a escala absoluta Kelvin desenvolvida por William Thomson (1824 – 1907), mais conhecido por Lorde Kelvin ela é utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades. É importante dizer que a escala Kelvin não utiliza em seu símbolo o grau º.

Escala Celsius

Em 1742, o sueco Anders Celsius propôs uma escala baseada em dois pontos fixos: o primeiro, o ponto de fusão do gelo e o segundo, o ponto de ebulição da água.

Apesar de existirem várias escalas termométricas, foi adotada como internacional pelos cientistas a escala Celsius, a qual anteriormente era denominada centigrada, pois sua divisão é de 100 partes desde zero grau até 100 graus. Sua denominação é feita com o número seguido do ordinal e da letra C, por exemplo 0ºC, 15ºC, e lê-se zero grau Celsius, 15 graus Celsius, etc.

Escala Kelvin

Nesta escala foi considerada a menor temperatura que poderia ter um corpo. Essa temperatura chama-se de zero absoluto, não sendo possível chegar-se a ela na prática, apenas muito próximo.

Na escala Kelvin os valores são grafados apenas com o número e a letra K, por exemplo: 23K. O zero dessa escala corresponde a -273ºC.

Escala Fahrenheit

Daniel Fahrenheit não utilizou números negativos em sua escala e, para isso, ele propôs outros pontos fixos: um deles era uma mistura de água, gelo e sais, para a qual obteve uma temperatura bem menor que o zero de Celsius, e o outro era a temperatura do corpo humano. O uso dessa escala ficou restrito a países de língua inglesa. Seu ponto de gelo é  32 e o ponto de vapor é  212

Relação entre as escalas termométricas

Para determinarmos uma equação de conversão entre as escalas, devemos estabelecer a proporção entre uma e outra. A relação entre as três escalas mais conhecidas é:

Relação entre as escalas termométricas.

A conversão pode ser obtida através da utilização de dois ou mais membros da seguinte fórmula:

Fórmula.

Fórmula de conversão das escalas termométricas.

CONVERSÃO CELSIUS/KELVIN

Para traduzir uma temperatura de Celsius (C) em Kelvin (T) basta acrescentar 273 a mesma, e, no caso contrário, para converter-se para Celsius uma temperatura expressa em Kelvin, basta subtrair 273. Podemos traduzir isso pela fórmula abaixo:

T = C + 273
C = T – 273

Exemplo: O valor correspondente a temperatura de 227 K, na escala Celsius, é:

Resposta do exercício: - 46 ºC

CONVERSÃO CELSIUS/FAHRENHEIT:

CF-32
5        9  

Exemplo: Numa das regiões mais frias do mundo, o termômetro indica – 76 °F. Qual será o valor dessa temperatura na escala Celsius?

Resposta do exercício: -60 ºC

CONVERSÃO KELVIN/FAHRENHEIT

F-32 = T-273
 9           5   

Exemplo: Determine a temperatura -76 ºF na escala kelvin.

Resposta do exercício: 213 K

Por: José Antônio Colvara