Geografia do Brasil

Litoral Brasileiro

Com cerca de 9200 km, o litoral brasileiro é banhado pelo Oceano Atlântico e pode ser dividido em seis grandes setores geomorfológicos, paisagísticos e fitogeográficos. Tal divisão só foi possível graças à realização de estudos geológicos e ao uso de fotos aéreas e imagens de satélite.

Litoral equatorial amazônico

O litoral equatorial amazônico estende-se por terras de três estados brasileiros: o Amapá, o Pará e o Maranhão, numa extensão de 1850 km (essa medida inclui todas as reentrâncias litorâneas). Apresenta como especificidade o enorme volume de água da bacia Amazônica e, por causa disso, apresentando inúmeras paisagens de exceção.

É notável a presença de grandes manguezais na área, com características ecossistêmicas específicas, num intrincado mosaico de terras firmes e planícies alagáveis.

Imagem por satélite do litoral equatorial amazônico brasileiro.
Imagem por satélite do litoral equatorial amazônico, abrangendo os estados do Pará e Maranhão.

Litoral setentrional do Nordeste

Restrito a terras do Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão, o litoral setentrional do Nordeste estende-se por uma faixa de 1250 km e, por ser dominado pelo clima quente e seco, constitui a grande exceção paisagística do litoral brasileiro. Diz-se dessa área que é o “lugar onde a semiaridez sertaneja chega ao mar”.

Em suas extremidades encontram-se dois importantes domínios de transição: os Lençóis Maranhenses e o delta do rio Parnaíba.

Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são marcados pela presença de dois tipos de depósitos sedimentares formando dois subsetores na costa do Maranhão.

Um deles estende-se da fronteira com o estado do Pará até o golfão Maranhense e é marcado por extensos manguezais em lodaçais costeiros salinos, cujo sustentáculo é dado pela presença de depósitos argilosos com salinidade marinha. Outro situa-se entre o golfão Maranhense e o delta do Parnaíba e é uma área onde ocorrem depósitos de sedimentos arenosos gerados pelo trabalho eólico na região.

Potencialmente, essa área pode ser utilizada para ecoturismo, que deve ser muito bem planejado para evitar impactos ambientais.

Fotos das dunas e lagoas que formam os Lençóis Maranhenses.
Os lençóis Maranhenses correspondem ao mais amplo campo de dunas costeiras do Brasil.

Litoral oriental do Nordeste

O litoral oriental do Nordeste abrange terras do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A paisagem é marcada pela presença de falésias ou tabuleiros litorâneos e, consequentemente, por praias estreitas.

O clima é quente e úmido, com precipitações anuais superiores a 2 mil mm; a vegetação original é constituída por matas densas com grande biodiversidade.

Nos estados de Alagoas e Pernambuco, desde o período colonial, houve a retirada dessa vegetação para dar lugar ao plantio da cana-de-açúcar.

Há presença de recifes areníticos e coralígenos que separam as praias do mar aberto.

Foto das falésias com grandes paredões de pedra rentes ao mar.
Falésias de Pipa, Rio Grande do Norte.

Litoral leste

O litoral leste do Brasil inicia-se no delta do rio São Francisco, na fronteira entre Alagoas e Sergipe, e estende-se até o delta do rio Doce, no Espírito Santo, ocupando cerca de 1700 km.

É nessa região que se encontra a Costa do Descobrimento – o trecho litorâneo atingido pelas caravelas de Cabral e onde teve início a colonização portuguesa. Caracteriza-se pela presença de pequenas barras formadas pelos rios oriundos do planalto Sul-Baiano.

Toda a linha de costa é formada por extensos cordões de restingas com grandes áreas de coqueirais produtivos.

Foto de coqueiral em Trancoso, litoral leste brasileiro.
Trancoso, Baia.

É nessa faixa que surge a baía de Todos-os-Santos: depois de um longo trecho de costas baixas, abre-se a larga e profunda baía que encantou os colonizadores. Constitui um excelente atracadouro natural e, devido a seu formato, era vista como uma ótima área para defesa territorial. Sua reentrância penetra 80 km nas terras continentais e apresenta um contorno litorâneo de 300 km, formando um pequeno golfo com três baías.

Litoral sudeste

O litoral sudeste brasileiro constitui o setor litorâneo mais acidentado e diversificado de todo o país. Estende-se por 1 500 km, abrangendo terras desde a fronteira do Espírito Santo com o Rio de Janeiro até o limite dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Ao norte apresenta praias estreitas entrecortadas por tabuleiros; gradativamente estes são substituídos por restingas que formam cordões arenosos e dão origem a lagoas costeiras na região fluminense de Cabo Frio (Região dos Lagos).

No estado de São Paulo, as encostas da serra do Mar acompanham todo o litoral, com a formação de inúmeras praias. É nessa área que se encontra a linha de costa mais acidentada e recortada do Brasil.

Estendendo-se em direção ao sul, chega-se à estreita faixa de terras do litoral paranaense. Essa característica faz com que o conjunto costeiro seja visualizável apenas em imagens de satélite ampliadas.

Litoral sul

O litoral sul tem início quando terminam as áreas escarpadas recobertas pela mata Atlântica na fronteira do Paraná com Santa Catarina; a partir daí, a faixa costeira chega até o Rio Grande do Sul e perde gradativamente seu caráter escarpado.

Assim, surgem na paisagem blocos falhados na linha de costa, formando o segundo trecho mais recortado de todo o litoral brasileiro e marcado pela presença de enseadas, dunas, lagunas e, até mesmo, morros formados por lava na chamada “Serra Geral”.

Lagoas gaúchas

É no litoral do Rio Grande do Sul que se encontra o maior complexo lagunar da América do Sul, constituído pelas lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira. Tal formação surgiu de movimentos de recuo do mar que acabaram formando um canal que liga esses banhados ao oceano Atlântico.

Bibliografia

Ab’saber, Aziz. Litoral do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2001.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: