Geografia

Biosfera

No ano de 1522, o termo biosfera ganhou vida quando o navegador basco Juan Sebastián de Elcano recebeu diretamente do rei Carlos V da Espanha um globo de ouro ricamente adornado. O troféu foi dado ao navegador após sua chegada na nau Victoria, um ano antes, a única embarcação a retornar da viagem de circum-navegação organizada por Fernão de Magalhães, dois anos antes.

Magalhães, que faleceu durante a viagem, nas Filipinas, carrega até hoje a fama, mas a verdade é que Juan Sebastián de Elcano foi o único graduado da expedição a de fato retornar ao solo espanhol, provando de maneira irrefutável uma verdade a respeito do planeta: o seu formato esférico.

A partir dessa célebre descoberta, porções e camadas do planeta receberam a desinência -sfera, em alusão à forma esférica da Terra. Foram criados termos específicos para designar cada elemento conhecido do globo:

  • atmosfera (parte gasosa da Terra)
  • litosfera (porção mineral)
  • hidrosfera (parte aquosa)
  • biosfera (porção viva do planeta)

O que é biosfera

A biosfera é um termo empregado para designar, de forma abrangente, o conjunto de locais e ambientes no planeta com condições de abrigar vida. A biosfera significa, em outras palavras, o próprio conjunto de toda a vida do planeta.

Outra maneira de conceituar biosfera é por meio da relação entre ela e os outros componentes da Terra, ou seja, atmosfera, hidrosfera e litosfera. Também chamada mais recentemente de ecosfera, a biosfera compreende a soma de todos os ecossistemas presentes no planeta, independentemente de que outra “esfera” esteja envolvida. O termo foi introduzido em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess como o habitat dos seres vivos.

Partes da Biosfera.
O conjunto hidrosfera-atmosfera-litosfera forma a bios­fera, que corresponde à esfera da vida, englobando todos os ecossistemas.

Extensão

A biosfera se estende do topo das montanhas mais altas (cerca de 8 km de altitude) até o fundo dos oceanos (cerca de 11 km de profundidade). Embora tais proporções nos pareçam dantescas, em relação ao globo terrestre a biosfera representa apenas uma fina camada ou película na superfície da esfera que constitui o planeta.

Divisão da biosfera

Como a biosfera é muito ampla, pode ser dividida por meio de vários critérios. Um deles considera apenas o tipo de ambiente físico. Com base nesse aspecto, cada subdivisão da biosfera é denominada biociclo. Os biociclos separam a vida existente em habitats exclusivamente terrestres daquela que ocupa as águas, do seguinte modo.

  • Talassociclo: Compreende todos os ecossistemas marinhos. Embora ocupe 70% da superfície do planeta e possua uma vasta biodiversidade, possui menor diversidade abiótica se comparado aos ecossistemas terrestres.
  • Limnociclo: O limnociclo compreende todos os ecossistemas dulcícolas ou de água doce. Nesse biociclo, convencionou-se criar uma nova divisão, em duas “províncias” – a lêntica, que ocorre em águas calmas, como em lagos, e a lótica, típica de águas correntes e agitadas.
  • Epinociclo: É o conjunto de ecossistemas de terra firme e, como no caso da água doce, divide-se em duas sub-regiões – a dos ecossistemas subterrâneos e a dos ecossistemas superficiais.

Biomas

Os biociclos são divididos em biomas. Para biólogos e ecologistas, essa divisão serve para agrupar ecossistemas que possuam características similares. Para nós, os biomas apresentam uma clareza maior, à medida que designam áreas ou regiões que nos são familiares, por exemplo:

  • Biomas dulcícolas: brejos, florestas de pântanos, lagos, rios e riachos;
  • Biomas marinhos: estuários, estreitos, desembocaduras de rios, regiões de ressurgência e águas costeiras da plataforma continental;
  • Biomas terrestres: tundra, taiga, florestas temperadas e tropicais, campos e desertos.

Por: Carlos Artur Matos

Veja também: