A massa líquida está em constante movimento entre os continentes, os oceanos e a atmosfera, formando o ciclo da água.
Como ocorre
A evaporação das massas líquidas e a evapotranspiração da vegetação transferem umidade para a atmosfera, a qual se condensa, forma nuvens e volta para a superfície em forma de neve, chuva, granizo ou neblina.
Parte dessa água infiltra-se no solo e alimenta os lençóis subterrâneos, que, por sua vez, dão origem a nascentes ou olhos-d’água, retomando o ciclo novamente.
O ciclo da água ocorre graças à energia solar que permite a mudança de estado físico. A água se evapora das superfícies aquáticas e terrestres, formando as nuvens. Condensa-se e se precipita na forma de chuva, neve ou granizo.
No solo, a água pode atravessar os diversos horizontes (camadas) atraída pelas forças da gravidade, e atingir o lençol freático, de onde chega até um rio ou riacho. Parte da água precipitada pode ser retida pelo solo e absorvida pelas plantas, através do seu sistema radicular.
Etapas do Ciclo da Água
O ciclo da água pode ser dividido em pequeno ciclo (ou ciclo curto) e grande ciclo (ou ciclo longo).
Pequeno ciclo
A água presente em lagos, mares e também infiltrada no solo evapora e passa para a forma gasosa.
Nas camadas mais altas da atmosfera, o vapor d’água sofre condensação e forma nuvens que voltam à superfície da Terra como chuva. Quando o resfriamento do vapor d’água é excessivo, forma-se granizo ou neve.
A água precipitada na forma de chuva, neve ou granizo infiltra-se novamente no solo, formando os lençóis freáticos, ou escoa pela superfície, atingindo rios e oceanos.
Grande ciclo
Neste ciclo, ocorre a participação dos seres vivos. A água absorvida pelas raízes das plantas, necessária à realização da fotossíntese, é eliminada por meio da transpiração e gutação para a atmosfera.
Os animais obtêm água por meio de sua ingestão e pelos alimentos. Utilizada numa série de processos metabólicos vitais, a água é perdida em parte por meio da respiração e da excreção (urina e fezes), a maior parte é perdida pela transpiração, retornando ao ambiente.
Importância do ciclo da água
Mais abundante componente da matéria viva, a água precisa ser necessariamente reciclada para a garantia de vida do planeta, a superfície terrestre é recoberta de 75% de água.
De toda essa água que recobre a terra, cerca de 97% pertencem aos ecossistemas marinhos. Do restante, apenas 1% está disponível na superfície (52% em lagos, 38% retidos no solo, 8% na atmosfera, 1% nos organismos vivos e 1% em rios).