Confira as diferenças entre comércio interno e externo ou comércio interior e exterior:
Comércio interno
Comércio interno é aquele que se realiza dentro de um país.
Em comparação com países altamente industrializados, o Brasil apresenta um comércio interno ainda em crescimento. Isso se explica, entre outros fatores:
- pela existência de profundos desequilíbrios regionais;
- pela especialização de algumas áreas na produção de mercadorias que seguem diretamente para o mercado externo;
- pela limitação dos meios de transporte em relação ao tamanho do território nacional;
- pela elevada concentração de renda, que limita o poder de compra de uma parte da população; para os mais pobres, maior parcela da população, o consumo se restringe a produtos básicos, como os de alimentação e vestuário.
Comércio externo
As compras e as vendas realizadas entre países constituem o comércio exterior ou internacional. O comércio exterior é indispensável, pois todos os países dispõem de produtos para vender e precisam comprar outros que não possuem.
Quando o Brasil vende um produto para outro país, está exportando; quando compra de outro país, está importando.
A entrada e a saída de mercadorias são feitas por aeroportos, portos e fronteiras terrestres. Há portos marítimos (de mar), fluviais (de rio) e lacustres (de lago). Os portos e aeroportos são indispensáveis ao comércio exterior. Por isso, o Brasil tem procurado melhorá-los para facilitar as exportações e as importações.
Os principais produtos de exportação do Brasil são: soja, café, açúcar, minério de ferro, carnes, suco de laranja, calçados, automóveis, máquinas e produtos de metal, algodão e manganês. Os principais produtos de importação são petróleo, trigo, fertilizantes, produtos químicos, cobre, máquinas e equipamentos, como tratores e aparelhos eletroeletrônicos.
Por: Wilson Teixeira Moutinho