Continentes

Clima da Europa

Por apresentar a maior parte de suas áreas territoriais em latitudes médias, a Europa possui um clima predominantemente temperado. Estações do ano são bastante definidas e claras, as temperaturas mostram-se amenas na maioria do continente e, em algumas regiões, chuvas são intercaladas com a precipitação de neve nas estações frias.

O clima tende a ser mais severo no extremo norte do continente, na Escandinávia, norte das Ilhas Britânicas e Islândia, e mais quente – próximo do clima tropical e subtropical – nos países do sul. Em alguns pontos do Mediterrâneo, temperaturas no verão podem atingir níveis altíssimos, criando ondas de calor comparáveis aos do Norte da África.

Fatores que influenciam o clima na Europa

O clima europeu é bastante regrado e uniforme na maioria do continente – o que é um resultado da conjunção e equilíbrio de quatro fatores fundamentais:

  • Latitude – como ocorre no Brasil, apresenta uma variação de temperatura conforme o distanciamento da linha do Equador. à medida que o território se afasta do Equador, onde raios solares têm uma incidência perpendicular e mais direta, a temperatura se torna mais amena, até atingir uma região subtropical onde o frio é comum na maior parte do ano.
  • Altitude – Nas grandes cadeias de montanhas, como os Alpes, Apeninos, Balcãs, Cáucaso, Pireneus e outras, o clima em sua característica de latitude é anulado. Isso ocorre devido, principalmente, à rarefação das partículas de gases (oxigênio), ocasionando menor retenção de calor. Na maioria das cadeias, independentemente da latitude, é comum a precipitação de neve e congelamento dos lençóis, nas estações mais frias.
  • Maritimidade – o litoral recortado do continente europeu ressalta a influência dos mares. Correntes oceânicas podem servir ao propósito de amenizar as estações frias e aquecer mais os verões, como ocorre na Península Ibérica e Ilhas Britânicas, por conta da Corrente do Golfo, ou elevar ainda mais o frio em outras regiões, como os países banhados por parte do Mar do Norte e Mar Báltico.
  • Ventos – como acontece com as correntes oceânicas, a Europa sofre influência direta de ventos e massas de ar. O continente está num ponto de oposição entre massas de ar frias do Ártico e correntes de ar quentes vindas da África. Como resultado, em países como Portugal, Espanha e França, há regiões litorâneas, mais ao norte, onde temperaturas podem atingir níveis amenos ou mesmo frios, inclusive nas estações mais quentes. Por outro lado, regiões litorâneas desses mesmos países e também Itália, Grécia, Croácia e outros tendem a registrar aquecimentos recorde nos verões, com temperaturas que sobem acima dos 40ºC.

Tipos de climas da Europa

Desse modo, os principais tipos climáticos do continente europeu são:

Mapa climático da Europa.
Europa – Climas.
  • Polar – Abrange o norte da Escandinávia até áreas setentrionais da Rússia. Os invernos são longos e frios, tomando praticamente três quartos do ano, com temperaturas inferiores a 0 °C, chegando a atingir –60 °C. Os verões são curtos, e embora bem iluminados, com dias longos, possuem temperaturas que variam entre 16 °C e 21 °C. O mar permanece congelado por parte do ano, tornando difícil da navegação em determinadas temporadas.
  • Temperado oceânico – Característico do litoral entre o norte de Portugal e a Noruega e também nas ilhas Britânicas. Chuvas fortes ocorrem principalmente no inverno e na primavera, com temperaturas frias criadas pelas massas de ar do Atlântico Norte. Verões contudo, podem ser quentes, porém secos.
  • Temperado continental – Típico das regiões da Europa Central e Oriental, apresentando índices pluviométricos menores, com inverno seco e frio (–20 °C) e verões chuvosos e quentes (23 °C). As amplitudes térmicas são mais acentuadas e chuvas são raras por conta das barreiras da altitude.
  • Mediterrâneo – Típico da Europa Meridional, abrangendo o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha. Verões são quentes, influenciados pelos ventos do Saara, e atingem temperaturas altíssimas. Contudo, apesar de estar sob influência do deserto, precipitações são comuns no verão e o inverno, ao contrário do temperado continental, é geralmente mais seco.
  • Frio de montanha – O clima frio de montanha domina onde se localizam as áreas que apresentam as maiores altitudes do continente europeu, das quais se destacam os Alpes, os Cárpatos e os Alpes Escandinavos. Nessas localidades, as temperaturas médias anuais podem variar entre 4 °C e –10 °C. O clima assemelha-se muito ao que no Brasil representa o Tropical de Altitude, com temperaturas ligeiramente mais baixas por conta de dois fatores: a maior altitude das cadeias montanhosas europeias e a latitude mais acentuada dessas regiões, em comparação às serras do Sul.

Por: Carlos Artur Matos

Veja também: