Nova Ordem Mundial
Hoje vivemos em um mundo estruturado sob uma nova ordem internacional, cujo perfil ainda não…
A globalização corresponde ao processo de integração econômica e cultural em escala mundial, promovida pela expansão do capitalismo informacional e pela evolução tecnológica dos meios de comunicação e de transporte.
O processo de integração entre os países e entre as pessoas atinge patamares globais. O conceito de aldeia global (“mundo pequeno”) corresponde à integração propiciada por redes de conexões que reduzem as distâncias, facilitando as relações econômicas (ex.: transações financeiras e comerciais) e culturais de maneira rápida e eficiente, em escala planetária.
As pessoas, por meio da internet, quebram barreiras espaciais e culturais, integrando-se pela rede (conectividade) à aldeia global, usando o inglês como instrumento universal de comunicação.
A globalização está em processo contínuo de evolução e transformação, possibilitando maior integração a cada ano, com a inovação dos meios de comunicação e de transportes. A rapidez e a eficiência alcançadas pelos setores de transporte e de comunicação nas últimas décadas com a tecnologia da informação foram responsáveis pela consolidação do processo de integração/conexão entre as diferentes partes do mundo.
O meio técnico-científico-informacional tornou o planeta “menor” ao aniquilar o espaço pelo tempo com a evolução tecnológica dos meios de comunicação e de transporte, intensificando o processo da integração mundial.
A globalização iniciou-se com a expansão marítimo-comercial europeia, por meio das Grandes Navegações que se iniciaram no final do século XV e começo do século XVI, viabilizando o crescimento do capitalismo comercial em escala mundial.
Com o advento das Revoluções Industriais e as consequentes transformações tecnológicas nos meios de transportes, de comunicação e de produção, a globalização foi sendo gradativamente ampliada. Assim foi até a bipolarização mundial ocorrida no pós-Segunda Guerra, que impactou negativamente a integração do mundo ao reparti-lo em dois polos de poder antagônicos – EUA/capitalismo e URSS/socialismo.
Com o advento da Revolução Técnico-Científico-Informacional, na segunda metade do século XX, o processo de globalização foi retomado de maneira mais elaborada e desenvolvida, integrando mercados de modo mais intenso por meio dos sistemas de informação – internet.
Entre os aspectos positivos do processo de integração mundial, citamos:
Percebemos que a globalização apresenta aspectos positivos relacionados fortemente ao setor econômico. Por esse motivo, o Fórum Mundial Econômico é um grande expoente da globalização, reunindo anualmente, em Davos (Suíça), líderes da economia mundial – empresários, ministros da Economia, presidentes de bancos centrais, FMI, Banco Mundial e outros organismos internacionais, para o debate de assuntos de interesse econômico.
Entre os aspectos negativos do processo de integração mundial, citamos:
Esses aspectos negativos da globalização provocam a desordem na Nova Ordem Mundial, explicitando os muitos problemas que continuam a existir no mundo ou que foram ampliados, mesmo com todas as mudanças geopolíticas decorrentes da passagem da bipolarização para a multipolarização.
Por isso, o Fórum Mundial Social, articulado por movimentos sociais, ONGs e representantes da sociedade civil, apresenta encontro anual internacional. Esse fórum é considerado antiglobalizante, ao se apresentar como importante fórum para discutir e lutar contra o neoliberalismo, o imperialismo e as desigualdades sociais, ressaltando que “outro mundo é possível”.
Hoje vivemos em um mundo estruturado sob uma nova ordem internacional, cujo perfil ainda não…