1. Introdução
Los Lagos, região administrativa do Chile, conhecida também como Região X. Inclui as províncias de Valdivia, Osorno, Llanquihue, Chiloé e Palena. Ao norte faz fronteira com a região de La Araucanía, ao leste com a Argentina, ao sul com a região do Aisén del General Carlos Ibáñez del Campo e a oeste com o oceano Pacífico.
2. Geografia Física
O relevo é formado por três grandes unidades estruturais: a cordilheira da Costa, o vale Longitudinal ou depressão intermediária e a cordilheira dos Andes. Este conjunto é comum a todo o território chileno, no entanto esta região possui como peculiaridade uma grande quantidade de lagos, característica que a identifica e de onde se origina seu nome.
Na região sul a penetração do mar separou do continente uma longa faixa costeira, formando a ilha de Chiloé, enquanto ao norte o estreito canal de Chacao a isola do continente. No sul localiza-se a boca de Guafo, que comunica o oceano Pacífico com um mar interior chamado Seno de Reloncaví, o golfo de Ancud e o golfo Corcovado, com diversas ilhas intermediárias como Chauques e Desertores, além da ilha de Guafo.
A região apresenta um clima oceânico, fresco e úmido, com uma temperatura média anual entre 10 e 13°C e índice pluviométrico entre 1.200 e 3.000 mm anuais, devido à influência do mar. A vegetação predominante é de bosques formados por faias, abetos, lariços e bétulas. Os principais lagos da região, alguns bem extensos, são: Llanquihue, Ranco, Puyehue, Panguipulli, Rupanco, Todos los Santos e Riñihué.
Também há diversos vulcões como o Osorno, o Puyehue, o Choshuenco, o Corcovado e o Calbuco. Bosques, lagos, ilhas, vulcões, fiordes e geleiras conferem a esta província uma excepcional beleza paisagística que pode ser apreciada em seus numerosos parques nacionais, como os de Vicente Pérez Rosales, Puyehue, Chiloé e Alerce Andino.
3.Economia
A região possui uma notável produção agrária, principalmente de cereais típicos de clima frio (centeio, aveia, cevada, trigo e milho), batatas, beterraba, hortaliças e maçãs. É a principal região produtora de gado bovino e os extensos bosques são uma fonte de intensa atividade madeireira. Apesar da grande extensão do litoral e do potencial econômico que isso significa, ainda não existe um indústria pesqueira bem desenvolvida, apenas destaca-se a ostricultura na ilha de Chiloé. Ao contrário de outras regiões chilenas, Los Lagos não possui importantes reservas minerais, apenas carvão em Llanquihue e Valdivia, e urânio nesta última e em Osorno. A atividade industrial está concentrada no processamento de produtos agropecuários e madeira, é muito desenvolvida e um dos principais centros industriais chilenos. Destacam-se neste sentido as localidades de Valdivia, com sua indústria de farinha, carne e produtos lácteos, calçados e peles; Osorno, com frigoríficos e indústrias de produtos lácteos; Puerto Montt, capital da região e principal porto do sul do Chile, com serrarias, fábricas de papel e indústria alimentícia; Ancud, com fábricas de processamento de carnes e peixes; Chaitén e La Unión, com uma notável indústria têxtil. O turismo é bem desenvolvido, pois a união através do Parque nacional de Puyehue com Nahuel Huapí e San Carlos de Bariloche, na Argentina, tem estimulado o desenvolvimento desta atividade econômica.
4. História
Depois da fundação de algumas cidades como Valdivia no século XVII, os ataques dos mapuches, grupo dos índios araucanos, obrigaram os colonos a se refugiar em algumas cidades da região ou na ilha de Chiloé. Na segunda metade do século XIX, teve início a colonização alemã, que deixou seus traços na arquitetura e na organização agrária. Superfície: 66.997 km2; população (1993): 945.525 habitantes
Autoria: Simone Canha